Scramjet voa a Mach 5 por três minutos e quebra recorde da Nasa

A aeronave hipersônica experimental X-51A fez um voo recorde ao atingir Mach 5 – cinco vezes a velocidade do som – por mais de três minutos. O recorde anterior de voo hipersônico era de apenas 12 segundos. 

O X-51A é uma aeronave experimental não tripulada, que consiste essencialmente em um motor scramjet de 7,90 metros de comprimento que suga o ar a uma velocidade supersônica, mistura-o com o combustível, e depois atira-o para fora do outro lado como empuxo. Após seis anos de desenvolvimento pela DARPA, o Laboratório de Pesquisas da Força Aérea Americana e a Boeing, o X-51A foi lançado por um B-52 Stratofortress na manhã de ontem sobre a Point Mugu Naval Air Warfare Sea Range no sul da Califórnia. 

Conforme planejado, o hipersônico separou-se do B-52 e seus foguetes de impulso aceleraram o motor a cerca de Mach 4,8. Nesse ponto os foguetes e suportes foram descartados, e o scramjet acelerou a Mach 5 – que equivalem a mais de 6400 km/h – por mais de três minutos. Para ilustrar melhor: o X-51A viajou aproximadamente 320 quilômetros em três minutos. Antes disso, a Nasa havia conseguido um voo de apenas 12 segundos com o foguete X-43.

“Ficamos satisfeitos por ter alcançado a maior parte dos objetivos logo no primeiro voo hipersônico do X-51A”, disse Charlie Brink, do Laboratório de Pesquisas da Força Aérea. “Consideramos este salto tecnológico algo equivalente ao avanço dos aviões de hélice para os motores a jato”.

Este é apenas o primeiro teste da tecnologia, que pode ter aplicações em missões espaciais e/ou militares.
[via USAF]

Autor: Jalopnik