Aneel habilita grupo vencedor do leilão de Belo Monte

BRASÍLIA – A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou hoje que foi habilitado o Consórcio Norte Energia, vencedor do leilão da usina de Belo Monte, no rio Xingu (PA). A divulgação do resultado da análise das documentações entregue pelos empreendedores à Comissão Especial de Licitação (CEL) do órgão seria apenas na próxima segunda-feira, 24.

O consórcio vencedor é formado por nove companhias. Atualmente, o grupo é liderado pela a Chesf, subsidiária da Eletrobras com 49,98% de participação. Também estão no consórcio as empresas: Queiroz Galvão (10,02%); Gaia Energia (10,02%); J Malucelli Construtora (9,98%); Cetenco Engenharia (5%); Galvão Engenharia (3,75%); Mendes Junior (3,75%); Serveng-Civilsan (3,75%); e Contern Construções (3,75%).

A próxima etapa do cronograma da CEL é aviso de adjudicação e homologação do leilão, previsto para o dia 1 de julho. Este será o mês em que os empreendedores pretendem assinar o contrato de concessão da usina, que valerá por 30 anos.

Com a antecipação do cronograma, as empresas têm a expectativa de iniciar a operação da usina com, pelo menos, seis meses de antes do previsto. O prazo máximo para início da comercialização da energia é 2015.

Na última quarta-feira, 19, o Conselho de Administração da Eletrobras decidiu o rateio de participação da Chesf que ficará com 15% na Sociedade de Propósito Específico (SPE) – a nova composição societária que assinará o contrato de concessão. A operadora do grupo passará a ser a Eletronorte, com 19,98%, e Eletrobras ficará, com 15%.

(Rafael Bitencourt | Valor)

 

Autor: Valor OnLine