De acordo com dados divulgados pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) nesta segunda-feira, após a entrega do trecho Sul do Rodoanel e da pista central da Marginal Tietê, foi registrado um aumento de 28% na fluidez do trânsito da cidade de São Paulo, durante o mês de abril, comparado com março deste ano. As vias mais beneficiadas pelas obras foram a avenida dos Bandeirantes, a Marginal Tietê e a Pinheiros.
Ainda segundo a companhia, quando comparado aos dados do ano passado, a melhora no tráfego de toda a cidade foi de 22%.
Além das três vias mais beneficiadas, outros trechos também registraram melhora na fluidez, como o Corredor Norte-Sul (avenida 23 de Maio, avenida Tiradentes e avenida Santos Dumont), as avenidas Brás leme, Marquês de São Vicente, Ermano Marchetti, Aricanduva e Salim Farah Maluf.
Marginal Tietê
Segundo a CET, na Marginal Tietê, os dados mostram que, antes da entrega da pista central, a via era responsável por um terço da lentidão no tráfego da cidade: em abril de 2009, 24,7% do trânsito estava concentrado na via; em Outubro de 2009, 27%, e em abril de 2010, a lentidão registrada caiu para 18,2%.
Ainda na Tietê, de acordo com a companhia, houve um aumento médio de 26,8% da velocidade. O volume de caminhões caiu 9,3% e a fluidez do trânsito aumento em 40% na via.
Marginal Pinheiros
Na Pinheiros, a redução média de 23% no volume de caminhões influenciou na redução da lentidão registrada, que caiu de 8,2 % em abril de 2009 para 6% em abril de 2010. No geral, em abril de 2010, o volume de caminhões caiu 28,4%, enquanto a fluidez do trânsito aumentou em 34% e a velocidade média desenvolvida aumentou 35%.
Avenida dos Bandeirantes
Na avenida, a saída dos caminhões, sobretudo os de grande porte, proporcionou um aumento de mais de 40% na fluidez do trânsito. Em abril deste ano, o volume de caminhões caiu em 45,2%, a fluidez do trânsito aumentou em 42% e a velocidade média desenvolvida aumentou em 38%.
Autor: Terra