Carros inteligentes, pneus idem

Com tantos sensores espalhados pelos carros modernos, é estranho que ainda não haja tantos deles numa das partes mais importantes dos veículos: os pneus, não é mesmo?

Pois um pneu capaz de transmitir uma série de informações para a central eletrônica do carro está sendo desenvolvido pela Pirelli. Esses dados servirão como elementos para o cérebro eletrônico calcular coisas como a tração, estabilidade e o ABS.

Outros dados que também poderão ser captados são a profundidade dos sulcos da banda de rodagem e a temperatura do conjunto. Os primeiros protótipos deverão começar a ser testados em 2013, segundo a marca.

A fabricante diz que também planeja dar ao sistema capacidade de dizer ao motorista quantos quilômetros o pneu ainda poderá ser usado e a distância que é possível percorrer caso esteja com algum tipo de defeito.

O projeto está sendo desenvolvido em parceria com a empresa Schrader Eletronics, especializada na manutenção de sistemas de monitoramento da pressão dos pneus, recurso que já está disponível em alguns modelos vendidos no mercado atualmente.

Autor: Depois da Roda