Um dia histórico para a indútria naval do Brasil

Num dia histórico para a indústria naval do Brasil, o Estaleiro Atlântico Sul (EAS) realizou, na última sexta-feira, a cerimônia de Lançamento do seu primeiro navio, o petroleiro João Cândido. O navio marca o fim de 14 anos sem a construção de grandes embarcações no País.

Primeiro de uma série de 22 navios petroleiros encomendados ao Estaleiro pela Transpetro, o João Cândido integra o Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef). A embarcação, do tipo Suezmax, tem 274 metros de comprimento e capacidade para transportar um milhão de barris de petróleo.

“Vocês não imaginam o que sentimos quando abrimos a válvula de admissão do Dique Seco, vimos a água começar a fluir e tocar o fundo do casco do navio. Isso é algo que nunca esqueceremos”, disse, em seu discurso, o presidente do EAS, Angelo Bellelis, ao comentar o preparativos da cerimônia.

O ponto alto do lançamento foi a saída do navio do Dique Seco, ao som de música e da sirene da embarcação. Puxado por quatro rebocadores, o João Cândido foi levado até o Cais de Acabamento do EAS, onde passará pela montagem final, testes e provas, até ser entregue ao armador em agosto próximo.

Outro momento marcante foi o batismo do navio pela soldadora do EAS Josenilda Maria da Silva, escolhida como madrinha do petroleiro. Coube a Josenilda a honra ler a mensagem de batismo e, depois, com uma machadinha, cortar uma corda, acionando o mecanismo para a quebra de uma garrafa de champanhe no costado da embarcação.

Estiveram presentes os presidentes da República do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva; da Petrobras, Sergio Gabrielli; da Transpetro, Sergio Machado, e da sul coreana Samsung Heavy Industries (SHI), In Sik Roh, além do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, entre outras autoridades. Ao todo, oito mil convidados participaram da cerimônia, entre eles os 3,7 mil funcionários do Estaleiro.

Perfil do petroleiro João Cândido 

• Tipo de navio: Suezmax (tem as maiores dimensões para passar no Canal de Suez, que liga o Mar Vermelho ao Mar Mediterrâneo)
• Comprimento total: 274,2 metros
• Comprimento entre perpendiculares: 264 metros
• Boca moldada: 48 metros
• Pontal moldado: 23,2 metros
• Calado de escantilhão: 17 metros
• Demanda de aço: 24,5 mil toneladas
• Capacidade: 1 milhão de barris
• Porte bruto (peso da embarcação mais a carga máxima): 157,7 mil toneladas
• Velocidade de serviço: 14,80 nós
• Consumo de tinta na construção: 300 mil litros
• Motor principal: Doosan 6S70ME-C7 – MCR 22.920BHP x 91 RPM
• Hélice de passo fixo
• Número de segregações:3

Autor: Estaleiro Atlântico Sul