A data de 22 de maio marca o Dia Internacional da Biodiversidade. Para dar destaque ao tema, serão promovidos diversos eventos em vários países, inclusive na África do Sul, durante a Copa do Mundo. Também no Brasil uma série de atividades está agendada para levar a questão ao conhecimento dos brasileiros.
Nesta sexta-feira (21/5), o Jardim Botânico do Rio de Janeiro vai sediar o lançamento da Lista on-line de Espécies da Flora do Brasil, resultado da criação, em 2009, do Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora). Também será lançada a tradução em português do terceiro relatório do GBO.
Em São Paulo, o Dia da Biodiversidade será comemorado em 22 de maio (sábado), no Parque do Ibirapuera (Museu Afro Brasil), em evento que celebra também o Dia da Mata Atlântica (27 de maio). Os defensores do bioma vão se reunir para fazer um balanço das ações em curso destinadas a reverter a destruição da Mata Atlântica, que já perdeu mais de 70% da vegetação original (que cobria cerca de 1,3 milhão de quilômetros quadrados do território nacional).
Além de proteger a biodiversidade da Mata Atlântica – uma das mais altas do mundo -, a sociedade civil e representantes governamentais estão preocupados com os impactos da destruição da floresta sobre a vida das 123 milhões de pessoas que vivem na área de domínio da Mata Atlântica, em 3.410 municípios.
Também haverá em quinze zoológicos de todo o País uma ação direcionada a aproximadamente 20 mil crianças. Durante a Semana da Biodiversidade, haverá oficinas de construção de máscaras de animais da fauna brasileira.
O objetivo é estimular o conhecimento das crianças sobre a biodiversidade e as características de alguns dos animais típicos do Brasil. Cada zoológico receberá exemplares de um livro sobre fauna brasileira, que será distribuído entre os educadores. Para saber a programação em outras cidades, acesse o sítio eletrônico: biodiversidade.
Autor: Ministério do Meio Ambiente