A recém inauguração do Trecho Sul do Rodoanel, que aconteceu no dia 1º de abril, deixou alguns motoristas com dúvidas referentes ao novo anel viário. Para auxiliá-los, a Secretaria dos Transportes de São Paulo divulgou as respostas para as perguntas mais freqüentes feitas por quem utiliza o caminho como rota alternativa.
Solucione as suas dúvidas abaixo:
Por que o Rodoanel não tem acessos ou retornos?
O Rodoanel é uma rodovia classe “zero” que não permite acesso às pequenas vias, estradas e avenidas, apenas grandes rodovias. Desse modo, além de evitar invasões às suas margens, também reorganiza melhor o tráfego. As rodovias classe “zero” têm um índice de acidentes 70% menor em relação à média das rodovias convencionais (abertas), justamente por inexistir grandes trechos urbanos, a exemplo de grandes vias expressas.
Por que o Rodoanel não tem postos de gasolina?
Por ser uma rodovia classe “zero”, não existem postos de gasolina. Vale lembrar que o proprietário do veículo que tiver uma pane seca, em qualquer rodovia do país, é multado, de acordo com determinação do Código Brasileiro de Trânsito.
Em caso de pane ou qualquer outro problema no trecho Sul, como o usuário poderá receber o socorro?
Equipes da Polícia Rodoviária Estadual e do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAL) estão à disposição em vários pontos do trecho. Nos primeiros oito dias já foram realizados 431 atendimentos. E até o final do mês entrará em operação um sistema de monitoramento com câmeras para toda a rodovia, que irá acionar o atendimento imediato das equipes do SAU e do policiamento rodoviário.
O Rodoanel Sul vai ter pedágios? A partir de quando?
As tarifas de pedágio só serão cobradas após a concessão do trecho Sul do Rodoanel e a previsão inicial de cobrança é só para 2011.
Quantos guinchos há no trecho sul do Rodoanel?
Há cinco guinchos disponíveis para socorrer os usuários da rodovia.
Qual o telefone de atendimento ao usuário?
É o 0800 055 55 10 e atende 24 horas.
Em que pontos o Rodoanel é iluminado?
Assim como as outras rodovias, a iluminação existe em contornos, trevos e viadutos. Nas outras áreas, a sinalização horizontal e vertical é adotada de acordo com todas as normas técnicas exigidas – tais como os dispositivos que refletem a luz na divisão de pista do asfalto, conhecidos como ‘olho de gato’ – de forma a garantir a segurança das viagens noturnas e/ou em dias com neblina.
Autor: Assessoria de imprensa