Saiba mais sobre o curso de Engenharia Civil

O CURSO

O curso de Engenharia Civil do tem as mesmas disciplinas básicas de qualquer outro da área: matemática, física e química são obrigatórias e, nas palavras do professor José Artur Mussi, “é onde a rapaziada se desespera”. Então, fica a dica: se você já acha essas matérias assustadoras no colégio, na faculdade a coisa fica muito pior.

No caso do Cefet, a maior particularidade está no início do curso. Logo no primeiro período os alunos possuem uma matéria chamada Introdução à Engenharia. Nela, os estudantes são apresentados a todas as possibilidades de atuação no campo, desde obras até a gestão. De acordo com Mussi, o objetivo é motivar os alunos para o resto do curso, ao apresentar o que é, na prática, a profissão que eles escolheram e os seus desafios.

A CARREIRA

Empregos: – a demanda por profissionais da Engenharia Civil está muito aquecida e praticamente todos os formandos já saem empregados. Durante muitos anos, a carreira foi pouco procurada, o que gerou uma falta de profissionais na área. Para estágios, a situação é a mesma: muitos jovens começam logo nos períodos iniciais do curso.

Especialização: – apesar de terem uma formação geral, que inclui disciplinas de todas as outras engenharias, quem se formar na área pode se especializar em uma área que seja de seu interesse, como edificações, portos, rodovias ou ferrovias, por exemplo.

Gestor: – Para o professor Mussi, um dos principais desafios para os futuros engenheiros civis é assumir o papel de gestor de cidades com mais de 10 milhões de habitantes, as mega-cidades. “É preciso entender a interligação entre os problemas”, diz o professor.

Autor: O Globo