Anunciados investimentos de R$ 8,3 bi em obras do Rodoanel e monotrilho

Um dia depois de sua despedida como governador de São Paulo, José Serra (PSDB) anunciou R$ 8,3 bilhões em obras de infraestrutura. A verba está dividida em R$ 5 bilhões para o trecho norte do Rodoanel e R$ 3,14 bilhões na Linha 17 do Metrô – o chamado monotrilho.

O investimento nas obras está dividido em R$ 2 bilhões de financiamento com agentes financeiros internacionais para o Rodoanel (com contrapartida de R$ 3 bilhões do governo paulista) e R$ 1,3 bilhão de financiamento da Caixa Econômica Federal e do BNDES para o monotrilho (com contrapartida de R$ 1,843 bilhão da administração de São Paulo). Para a obtenção do recurso, foi assinado um contrato de ampliação da capacidade de endividamento de São Paulo no valor de R$ 3,3 bilhões. 

Serra assinou o contrato ao telefone com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, que estava em Brasília. “Queria te agradecer o fato de poder assinar à distância (o contrato de ajuste fiscal) e toda a cooperação. São Paulo agradece. Obrigado, Guido. Um abração”, disse Serra.

A previsão é de que o projeto do Rodoanel norte esteja pronto em 2011. O monotrilho, que terá 21,6 km de extensão, ligará a estação São Judas do Metrô ao estádio Morumbi passando pelo aeroporto de Congonhas e a vontade do governo é de que fique pronto para a Copa do Mundo de 2014.

O Rodoanel Mario Covas, em São Paulo, cujo Trecho Sul foi aberto ao trânsito nesta quinta-feira, tem o objetivo de reordenar o transporte de veículos de cargas da região metropolitana, facilitando o escoamento até o Porto de Santos sem passar pela capital. Apenas nos 61,4 km do Trecho Sul, cerca de 16,5 mil caminhões e 55,5 mil veículos de passeio devem passar por dia.

Autor: Terra