Serra mostra placa de inauguração de novo trecho do Rodoanel

Secretaria, no entanto, diz que se trata apenas de uma vistoria.
Obra custou R$ 5 bilhões e teve verba federal e estadual. 

Anunciada apenas como uma vistoria, a visita do governador José Serra às obras do Trecho Sul do Rodoanel Mário Covas na tarde desta terça-feira (30) acabou como uma espécie de inauguração informal. O governador chegou a mostrar a placa de inauguração da obra, mas a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado dos Transportes, no entanto, informou que o ato não foi a entrega do trecho.

Com 57 km de extensão e custo total previsto de R$ 5,03 bilhões, ele ligará Mauá, no ABC, à Rodovia Régis Bittencourt e ao Trecho Oeste do anel viário, em Embu, na Grande São Paulo.

Por interligar importantes rodovias com o sistema Anchieta/Imigrantes, usado para quem segue da capital paulista ao litoral do estado, o trecho do anel viário deve desafogar, por exemplo, o trânsito na Marginal Pinheiros e na Avenida dos Bandeirantes. A previsão é de que o número de caminhões circulando seja reduzido nessas vias, respectivamente, em 43% e 37%.

A inauguração da mais importante obra do governo Serra acontece perto da despedida dele do cargo. De acordo com a legislação, ministros e governadores têm que se desincompatibilizar até seis meses antes das eleições, ou seja, até o início de abril. Ele deve lançar ainda no começo do próximo mês a candidatura à Presidência da República.

O Trecho Sul começou a ser construído em 28 de maio de 2007. O custo total do empreendimento é de R$ 5,03 bilhões, de acordo com a Dersa, sendo R$ 3,24 bilhões referentes às obras brutas e R$ 1,79 bilhão em gastos com compensações ambientais e desapropriações, entre outros. Em todo o trecho, há 114 pontes e viadutos, além de passagens superiores e inferiores.

Interligação
A parte sul será uma ligação entre as rodovias Anchieta, Imigrantes e Régis Bittencourt, que, somadas às interligadas pelo Trecho Oeste (Raposo Tavares, Castello Branco, Bandeirantes, Anhanguera), totalizam sete das 10 rodovias que chegam a São Paulo. A obra facilitará, principalmente, o acesso ao Porto de Santos para quem vem do interior do estado e de outras regiões. Pelas projeções da Dersa, será possível percorrer os trechos Oeste e Sul em 50 minutos.

As obras do novo trecho foram divididas em cinco lotes, que passam pelos municípios de São Bernardo do Campo, Santo André, Ribeirão Pires, Mauá, Embu, Itapecerica da Serra e São Paulo. Para evitar a ocupação irregular em áreas de mananciais, o trecho em Itapecerica e Parelheiros se estende por 38 quilômetros sem acessos a avenidas e ruas.

Em fevereiro, o G1 percorreu cerca de 15 km do Trecho Sul do Rodoanel e mostrou o clima nas obras. Na época, operários e engenheiros trabalhavam em ritmo frenético para dar conta de todos os detalhes da nova rodovia.

Veja matéria sobre o Rodoanel e entrevista com o presidente do Instituto de Engenharia.

Rodoanel: a maior obra viária do País

Autor: G1