Draga Xin Hai Hu reforça trabalho em Santos

A draga Xin Hai Hu, com capacidade para 13.500 metros cúbicos, reforça os trabalhos de dragagem que já vem acontecendo no porto de Santos desde o dia 21 de fevereiro. 

A embarcação, em operação desde o último dia 18, está entre os armazéns 27 e 29 da Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP). 

A Xin Hai Hu complementará os trabalhos da draga Hang Jun 5001, com capacidade para 5 mil metros cúbicos, e que já está em funcionamento. Um terceiro equipamento será integrado à frota que realiza o serviço. 

Para o ministro-chefe da Secretaria Especial de Portos (SEP), Pedro Brito, “o aprofundamento do canal de navegação coloca o porto de Santos em um novo patamar de desenvolvimento, fortalecendo-o como um dos principais equipamentos para expandir o comércio exterior brasileiro”. 

O presidente da Codesp, José Roberto Serra, explica que o aprofundamento permitirá a agilização da recepção e expedição da carga, aumentando em cerca de 30% a capacidade instalada do porto, tornando-o ainda mais competitivo e apto para receber navios “post panamax”, que possuem 280 metros de comprimento, 42,8 metros de largura, calado de até 13,5 metros e capacidade de transporte para até 70 mil TPB. 

Brito ressalta que, com o equipamento, a obra deverá ser executada antes do tempo previsto. Nessa primeira fase da obra, o porto irá operar coma profundidade de 15 metros. O ministro afirma ainda que o maior porto da América Latina terá, em um futuro próximo, o calado de 17 metros. 

Fontes: A Tribuna e assessoria de imprensa do Porto de Santos

Autor: Instituto de Engenharia