Empresa espanhola está interessada no Trem Bala

A empresa Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles definiu a linha Rio-São Paulo como alvo estratégico
A empresa espanhola Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles (CAF) colocou o trem bala Rio-São Paulo como uma prioridade de investimento no país, divulgou nesta quarta-feira (24) a agência de notícias EFE.

O presidente do País Basco, Patxi López, visitou a fábrica da CAF em Hortolândia (SP), onde a empresa investiu 45 milhões de euros para a fabricação de trens para a CPTM e Metrô. Inaugurada em fevereiro de 2009, o primeiro carro será entregue na próxima semana.

Os contratos da CAF com o governo de São Paulo garantem a construção de 57 unidades, sendo 40 trens para a CPTM (20 para a Linha 5 e 20 para a Linha 12) e 17 carros para o Metrô de São Paulo (10 para a Linha 3-Vermelha e 7 para a Linha 1-Azul). As composições possuem ar condicionado, câmeras de segurança e sistemas de detecção de fumaça e combate a incêndios.

Segundo a empresa, 800 pessoas trabalham na unidade Hortolândia. Além da fabricação de trens, a empresa quer expandir seus negócios pelo país. A primeira empreitada será o Trem de Alta Velocidade Rio-São Paulo.

Autor: Agência EFE