Navios da Esquadra Brasileira serão abertos para visitação neste final de semana

O Brasil fabricou as Fragatas Niteroi e as corvetas inhumas

As fragatas Niterói, Defensora e Constituição, e a Corveta Jundiai chegam ao Porto de Santos nesta sexta-feira. As embarcações estarão abertas para visitação nestes sábado e domingo, das 14 às 18 horas. As duas primeiras ficarão atracadas noas armazéns 27 e 29. Já as outras estarão nos armazéns 29 e 30. A entrada é gratuita.

Os interessados poderão conferir, a bordo, a exposição de aeronaves e equipamentos utilizados nas operações aéreas, em combate a incêndio e no controle de avarias. Os visitantes terão ainda a oportunidade de participar do cerimonial à Bandeira Nacional, realizada ao pôr do sol.

A escala das embarcações no complexo santista integra a Operação Marlim Azul/ Aderex-I/ 10, que está sendo realizada desde o último dia 15 na área marítima compreendida entre Santos e Vitória (ES). A operação acontecerá até o próximo dia 2 de abril.

A Força Naval está sendo comandada pelo Contra-Almirante Ilque Barbosa Junior, comandante da 2ª Divisão da Esquadra. Ao todo, participam do processo, quatro fragatas, duas corvetas, submarinos da classe Tupi, um Navio Patrulha da Classe Grajaú, um rebocador de alto mar, aeronaves, helicópteros, além de lanchas do Grupamento de Mergulhadores de Combate, e das capitanias dos Portos do Rio de Janeiro, São Paulo e do Espírito Santo.

Durante a operação são realizados exercícios que aperfeiçoam o preparo e o emprego do Poder Naval, como navegação em águas restritas sob ameaça assimétrica, apoio de fogo naval, tiro de superfício sobre alvo rebocado, transferência de carga leve e manobras táticas.

Além disso, enquanto estiverem atracados nos portos de Santos e Vitória, serão organizadas ações cívico-sociais, com a doação de roupas e de sangue.

Autor: A Tribuna