Engenheiros do Reino Unido começaram a construir um carro que pode ser o mais rápido do mundo. Segundo o site de notícias DailyMail, o automóvel, divulgado para a imprensa nesta terça-feira (24), poderá atingir cerca de 1.600 km/h.
O Bloodhound SSC (supersônico) será impulsionado por um motor a jato usado em aviões de caça e posicionado acima de um foguete híbrido. A combinação, segundo o site, deve produzir 135 mil cavalos de potência – equivalente a 180 carros de Fórmula 1.
O carro será conduzido por Andy Green Wing, um comandante que detém o recorde de velocidade atual (1.227 km/h em 1997). A máquina é projetada também para inspirar os jovens a seguirem carreiras em ciência, tecnologia, engenharia e matemática, destacando os feitos que os britânicos podem alcançar.
Cerca de 25 mil escolas estão participando do programa. O projeto também está na internet e, durante o julgamento, um vídeo ao vivo será transmitido a partir do cockpit.
O carro passou por dez evoluções desde o trabalho iniciado. O automóvel híbrido, com um foguete convencional e um motor separado a bomba de combustível, é a maior já projetado no Reino Unido, pesando 400 Kg.
Autor: EBand