A Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), empresa que administra o Porto de Vitória, recebeu três licenças ambientais para a execução de projetos. Os documentos foram expedidos pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).
As licenças permitirão o aumento das atividades no berço 905, no chamado Cais de Paul. Trata-se de um passo importante para a obtenção da Licença de Operação para as obras de dragagem e derrocagem da Baía de Vitória.
A Licença Ambiental de Regularização (LAR), documento que estabelece condições, restrições e medidas de controle ambiental para empresas, instalações ou empreendimentos, também foi recebida e regulariza ambientalmente o berço 905. Agora, a instalação poderá movimentar granéis sólidos, além do ferro gusa, graças a compromisso ambiental.
Já a Licença de Instalação (LI), que especifica as obrigações da Codesa para a mitigação dos impactos ambientais da obra, irá viabilizar ambientalmente os trabalhos de dragagem e derrocagem do porto, que estão em processo licitatório pela Secretaria Especial de Portos (SEP).
Autor: A Tribuna