Antaq quer receber dados de todos os portos públicos até 2010

Ciente de que informação é essencial para o desenvolvimento do setor, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) quer todos os portos públicos em seu Sistema de Desempenho Portuário (SDP). Por mais absurdo que possa parecer, a agência reguladora ainda não conseguiu reunir as estatísticas de operações em todos os portos do País. A meta da Antaq é que todos os portos públicos brasileiros estejam integrados ao sistema no próximo ano.

A Agência trabalha ainda para implantar a figura do homologador, que será o responsável por enviar os dados de movimentação de cargas. Com isso, a Antaq mostra preocupação em não receber ou divulgar informações não procedentes, fato que pode prejudicar a gestão e o planejamento das Autoridades Portuárias.

Além dos portos públicos, a Antaq também tenta viabilizar a adesão dos portos de uso privativo ao SDP. Em visita à sede do órgão federal no último dia 27, representantes dos terminais privativos conheceram os mecanismos de coleta e consulta aos dados, bem como as publicações e estudos desenvolvidos pela Agência.

Sobre
O Sistema de Desempenho Portuário é composto por um conjunto de equipamentos centrais e periféricos interligados, com procedimentos metodológicos, que permitem o recebimento, a coleta e a triagem de dados e informações sobre as operações portuárias e seus respectivos preços, com capacidade de armazená-los e processá-los, apresentando como resultados, os indicadores do desempenho portuário, da qualidade e dos preços dos serviços praticados.

Autor: Porto Gente