Samsung Electronics Co. ea LG Electronics Co. começaram na quarta-feira a vender celulares que operam a partir de energia solar, um grande passo em uma tendência emergente entre os fabricantes de telefone celular, que pretendem aproveitar o crescente interesse do consumidor de produtos orgânicos.
A Samsung apresenta um modelo de tela sensível ao toque chamado de Blue Earth, com um caso a partir de garrafas de plástico reciclado e um painel solar em suas costas. O modelo chamado LG GD510 Pop, também tem uma tela sensível ao toque, mas seu painel solar é opcional.
É difícil medir a demanda do consumidor por células solares, mas estes fabricantes plano para promovê-las como boas para o ambiente, bem como uma maneira de impedir que o dispositivo de drenagem da bateria.
“É prematuro dizer que será bem sucedido, mas, geralmente, indo na direção certa, porque as pessoas estão cada vez mais interessado em poupar energia”, diz Park Sung-Min, um analista de telecomunicações de Valores de Seul Kyoto.
A Samsung está levando o modelo Blue Earth para clientes ricos, com um preço de cerca de US $ 300. O telefone, que também pode ser carregado com um cabo tradicional, inicialmente estará disponível somente na Suécia, mas a Samsung disse que rapidamente fez disponíveis na Europa e na Ásia e no resto do mundo.
A Samsung disse que o telefone pode cobrar Blue Terra durante uma hora normal de luz solar eletricidade suficiente para fornecer 10 minutos de conversa ininterrupta. A LG disse que o modelo permite Pop cerca de 13 minutos de tempo de conversa após a cobrança de uma hora com luz normal. As companhias disseram que o telefone também cobrados sob luz artificial, mas mais lentamente.
A Nokia, a maior fabricante de telefones celulares no mundo em unidades e receita, introduziu um telefone celular solar em 1997, mas não continuou na linha tradicional da empresa. No início deste ano, a empresa introduziu um modelo de telefone que funciona totalmente com energia solar.
A Samsung, segunda maior fabricante do mundo, lançou seu primeiro site móvel em junho, um bar modelo em forma com um teclado normal e células solares nas costas. O telefone, chamado Solar Guru em alguns mercados e em outros Solar Crest, visava principalmente os países em desenvolvimento e vendido por US $ 60. A Samsung também vende em países como a França.
Autor: The Wall Street Journal