Trem-bala será licitado em novembro

O governo federal deslanchará a licitação do Trem de Alta Velocidade (TAV) em novembro, com a realização das audiências públicas para colher sugestões e críticas ao edital do empreendimento, que deverá ser publicado no dia 26 de outubro. A população de São Paulo, Rio, Campinas, São José dos Campos, Barra Mansa e Volta Redonda – todas futuras paradas obrigatórias do trem-bala – poderá participar das audiências. Na próxima semana o governo apresentará o projeto ao Conselho Nacional de Desestatização (CND), para aprovação formal. Depois, será enviado ao TCU para avaliação.

Se o leilão ocorrer, como é esperado pelo Palácio do Planalto, até o fim de março de 2010, fontes do governo acham que será factível terminar o trecho entre Campinas, São Paulo e São José dos Campos a tempo da Copa de 2014. Neste cenário, também acham possível concluir todo o projeto até as Olimpíadas de 2016.

Para isso, o processo de indenização pelas desapropriações – que custarão só à União pelo menos R$ 2,3 bilhões – começará já no segundo semestre de 2010. Essas indenizações deverão ser pagas a propriedades rurais cruzadas pela via e a imóveis na periferia das cidades por onde passará o trem. Nas capitais, o trem será subterrâneo, evitando desapropriações.

Autor: O Globo