O Rodoanel Mário Covas, com seus 170 quilômetros de extensão ligando todas as rodovias que cortam a cidade de São Paulo e circundando toda a Região Metropolitana, poderá ficar pronto em meados de 2014.A previsão é do secretário de Transportes do Estado de São Paulo, Mauro Arce, que concedeu entrevista exclusiva ao Portal Transporta Brasil. “Na realidade, havendo recursos e viabilidade para as obras, eu diria que seria possível terminar os 170 quilômetros do Rodoanel em meados de 2014”, disse Arce à reportagem do Portal.
Sobre as obras do Trecho Sul, tão aguardadas por todos, Arce confirmou que serão inauguradas e entregues até 27 de março, data antecipada em relação ao contrato do projeto. “Ter um Rodoanel completo é um grande sonho. A atuação deste governo foi muito importante, com a liberação dos recursos, e estamos adiantados nas obras. Começamos o Trecho Sul no final de maio de 2007 e vamos entregar com antecipação em relação à data contratual. Estamos trabalhando no Trecho Leste e, evidentemente, o passo um pouco mais atrasado é o Trecho Norte”, complementa o secretário.
Via Anchieta
No debate sobre os caminhos de escoamento de produtos para o Porto de Santos e o sistema viário disponível, Mauro Arce revelou que o governo paulista quer fazer uma campanha educacional para que os motoristas de veículos de passeio não utilizem mais a Via Anchieta para a descida da Serra do Mar, devido ao grande número de acidentes envolvendo carros menores e caminhões. “Uma das possibilidades é que, principalmente os motoristas de veículos leves, evitem, na medida do possível, utilizar a Anchieta, pois tivemos tido, apesar da fiscalização da Polícia Militar Rodoviária, muitos acidentes. E são acidentes graves, que envolvem caminhões e carros velhos ou motocicletas. Proibir a descida dos veículos de passeio pela Anchieta e deixar esta via exclusiva para o transporte de cargas e passageiros não seria viável. Mas estamos propondo a realização de uma campanha para que as pessoas utilizem a pista da Imigrantes. É uma campanha sob o aspecto educativo para evitar que os carros se envolvam em acidentes na Anchieta. Queremos tentar educar os motoristas para que usem com preferência absoluta a Imigrantes”.
Segundo Arce, a pista nova da Imigrantes é vedada aos caminhões e ônibus por ter alta declividade e exigir que estes veículos tenham modernos sistemas de frenagem, o que não ocorre na maioria deles.
Matriz de Transportes
Uma das preocupações do secretário em relação ao transporte de cargas no Estado é a grande concentração do modal rodoviário. De acordo com Arce, mais de 90% de toda a carga que circula em São Paulo é transportada por via rodoviária. “Sabemos que há alguns tipos de mercadorias que não se adéquam ao transporte rodoviário. Por exemplo: transportar qualquer tipo de líquido em grande quantidade por caminhão é anti-econômico, pode ser perigoso dependendo do produto, e temos que pensar em outros modais. Em particular, o modal ferroviário é fundamental. Não podemos conceber que em um porto como o de Santos o modal ferroviário seja tão pouco usado. Há, claro, alguns gargalos para serem vencidos, mas o governo do Estado está empenhado para que esta melhoria ocorra e para que haja a opção de modais”, diz.
Autor: Transporta Brasil