Obra que vai ligar Foz do Iguaçu à cidade paraguaia de Puerto Franco terá 720 m de extensão e estrutura sustentada por duas torres estaiadas
A segunda ponte que ligará o Brasil ao Paraguai terá um vão livre de aproximadamente 360 m, o maior do país de acordo com o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes). A estrutura será construída sobre o Rio Paraná, na região conhecida como Marco das Três Fronteiras, unindo Foz do Iguaçu (PR) à cidade paraguaia de Puerto Franco.
A ponte terá 17,85 m de largura e será composta por duas faixas de rolamento, dois acostamentos, duas barreiras, duas passagens de pedestres e dois guarda-corpos. Já a extensão estimada da estrutura é de 720 m.
O projeto prevê a construção de duas torres de estais com 136 m de altura, cada uma, para sustentar um tabuleiro feito exclusivamente em concreto. A estrutura estaiada, segundo o Dnit, permitirá a ausência de pilar no leito do rio, facilitando a execução de fundação e excluindo a necessidade de construção de “dolphins”.
Para evitar a degradação ocorrida na Ponte da Amizade, a sugestão do Dnit é de que o passeio de pedestres seja localizado ao centro da ponte. “Dentre as vantagens, estão o fim da passagem ilegal de produtos pelas bordas e melhor preservação da ponte, além do maior controle na estação aduaneira, uma vez que o fluxo de pedestres deve ocorrer por um local só”, diz o descritivo da obra.
Acesso viário
A rodovia de acesso à segunda ponte internacional Brasil-Paraguai terá extensão de 14,7 km, iniciando na BR-277. A estrada passará ainda pelo distrito industrial de Foz do Iguaçu, estimulando seu desenvolvimento, e terá interseção com a BR-469 (Rodovia das Cataratas).
Além da ponte e dos acessos viários, serão construídos também dois centros de fronteira, um no lado brasileiro e outro no paraguaio, com áreas de estacionamento, vias de retorno e ambientes de controle de verificação física (Polícia Federal, Receita Federal, Vigilância Sanitária etc).
O projeto básico e executivo da segunda ponte internacional Brasil-Paraguai começou a ser elaborado pela Vetec, vencedora da licitação, no dia 31 de agosto. A empresa deverá entregá-los até julho de 2010.
Inicialmente, a obra estava orçada em R$ 195 milhões mas, segundo o Dnit, somente após a execução de todos os projetos é que os valores reais serão conhecidos. A construção será financiada com recursos do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento), do governo federal.
Autor: PINIWeb