Consórcio trabalhará com três dragas no Porto de Santos

PortoGente conversou com um dos representantes das empresas que formam o Consórcio Draga Brasil, no ato da assinatura do contrato da dragagem de aprofundamento do Porto de Santos, na sede da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), no dia 30 último. O trabalho será desenvolvido por equipamentos de última geração, vindos da China, com uma “draga-mãe” que chegará em 30 dias ao Brasil. 

Labieno Mendonça é diretor-superintendente da Equipav Engenharia que, juntamente com as brasileiras EIT Empresa Industrial Técnica e DTA Engenharia e a chinesa Chec Dredging, forma o Consórcio Brasil que fará a dragagem de aprofundamento do Porto de Santos de 12,5 metros para 15 metros, no prazo de até 12 meses. A obra receberá recurso do Governo Federal no valor de R$ 199,5 milhões.

A previsão é que sejam retirados 13,62 milhões de metros cúbicos de resíduos. Será realizado, ainda, o derrocamento parcial de duas rochas existentes no canal de navegação.

PortoGente – Qual é a estratégia de trabalho do Consórcio Draga Brasil para atender o cronograma da Secretaria Especial de Portos (SEP)? O ministro já cobrou a finalização da obra em menos de 12 meses.
Labieno Mendonça – A empresa está preparada para isso. Agora existem alguns prazos a serem cumpridos: o primeiro deles é a obtenção das licenças, de instalação e dos pré-requisitos ambientais. A licença ambiental deverá determinar alguns métodos e procedimentos em relação ao material a ser dragado, somos responsáveis pelo projeto executivo. Vamos executar em comum acordo com a Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo). A partir do projeto executivo vamos ter elementos reais para falar do projeto. Os elementos que temos até agora e se as licenças vierem como a gente espera, poderemos cumprir, com muita tranquilidade, o prazo de 12 meses, até porque a empresa que é parceira nossa de dragagem, a chinesa Chec [Dredging], já draga [o porto de] Santos há muito tempo. Ela está aqui há cinco anos. Um dos nossos sócios, a DTA Engenharia, é expert em toda parte de projeto e meio ambiente de Santos. Então, isso tudo somará favoravelmente. Estamos designando, inclusive, equipamentos de primeiríssima qualidade, uma draga já está sendo preparada na China. Queremos colocar essa draga aqui [no Porto de Santos] no máximo em 30 dias.

PortoGente – É o tempo de mobilização?
Labieno Mendonça – É o tempo de mobilização. Possivelmente agregaremos a essa draga, dragas menores.

PortoGente – De onde vêm essas dragas menores?
Labieno Mendonça – Os chineses já têm essas dragas aqui [no Brasil]. Inclusive tem uma draga em Santos dragando para a Enterpa, que é uma draga chamada Hang Jun 3001 e temos outras dragas de cinco mil na América do Sul. O que vem é uma draga maior, que chamamos de draga-mãe, para fazer o trabalho mais pesado.

PortoGente – Quantas dragas estarão fazendo o trabalho de aprofundamento no Porto de Santos?
Labieno Mendonça – A ideia é mais uma de três mil metros cúbicos. Possivelmente teremos uma “draga-mãe”, uma de cinco mil e uma de três mil, porque a mobilização ficará mais fácil.

PortoGente – O consórcio já avaliou as dificuldades que podem ocorrer durante o trabalho, mexendo em solo virgem?
Labieno Mendonça – Não há dificuldade. A questão é só ter o material mais duro para dragar, mas o material é conhecido e somos expert na dragagem de manutenção e de aprofundamento. O projeto vai ditar isso e com a espertise da empresa, principalmente dos equipamentos chineses de última geração, não teremos nenhuma dificuldade em trabalhar.

PortoGente –O Consórcio Draga Brasil pretende realizar a dragagem em outros portos brasileiros?
Labieno Mendonça – Estamos saindo de um serviço emergencial muito sacrificante em Itajaí (SC). Vamos participar de outros [processos de licitação] de dragagem de outros portos.

PortoGente – Com outras dragas…
Labieno Mendonça – Com outras dragas. Os chineses têm 200 dragas e vários tipos de equipamentos. A própria comunidade empresarial do Porto de Santos já está nos procurando na medida em que estaremos trabalhando com os terminais portuários grandes, instalados ou em instalação, principalmente na área do porto não organizado.

PortoGente – Então vocês estão plenamente confiantes no trabalho que vão desenvolver no Porto de Santos?
Labieno Mendonça – Total. Parceria com o ministro [dos Portos], com o Governo Federal. Sabemos que é um momento histórico. Eu particularmente já draguei aqui para outra empresa, que foi a Enterpa Engenharia. Conhecemos o porto, o porto é a nossa terra. Tudo é muito favorável para o nosso trabalho.

PortoGente – Pode ocorrer algum problema…
Labieno Mendonça – A nossa maior preocupação é o meio ambiente, limitações de meio ambiente, material possivelmente tóxico que possa ter.

Autor: Porto Gente