Eles são bom de bola e fazem parte de um dos melhores times do mundo. Esses são os robôs jogadores de futebol do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana), que se preparam para disputar de 20 a 23 de setembro, a Competição Brasileira de Robótica 2009, no Distrito Federal. A competição será realizada na Universidade de Brasília, onde a FEI levará cinco robôs da categoria Small Size (time completo). Mais de 100 alunos de diversas faculdades do Brasil participam da competição.
Desenvolvidos por 10 alunos dos cursos de Ciência da Computação, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica, os robôs da FEI têm 15 cm de altura e possuem dispositivos para dribles e chutes, além de sistema holonômico, que permite o ‘jogador’ se movimentar em todas as direções sem precisar se virar. Cada robô possui cinco motores e quatro rodas, que garantem estabilidade e aceleração mais uniformes em qualquer direção, além quatro baterias de 7,4 volts.
O time é formado por cinco jogadores, com goleiro, e as partidas acontecem num campo com 17,5 m², onde os robôs são comandados por um programa executado em tempo real no computador. Duas câmeras, instaladas a uma altura de três a quatro metros, acima do ‘campo’, captam as imagens da partida e enviam ao computador, que controla os robôs via radiofreqüência.
A categoria Small Size, também conhecida como F-180, é bastante desenvolvida em todo o mundo por equipes norte-americanas, européias e asiáticas, e é utilizada como plataforma de desenvolvimento e pesquisa em universidades.
Copa – Em julho deste ano, o time de futebol de robôs da FEI obteve uma conquista inédita: ficou entre os 12 melhores do mundo durante a RoboCup 2009, realizada em em Graz, na Áustria. O resultado foi o melhor já alcançado por uma equipe brasileira. Maior e mais importante plataforma de pesquisa em robótica do mundo, a competição reuniu entre os dias 29 de junho e 5 de julho mais de 400 equipes de 40 países, como Japão, Estados Unidos, Tailândia, México e Turquia.
“Assim que voltarmos da competição nacional a equipe RoboFEI inicia os preparativos para a próxima edição da RoboCup Mundial, que ocorrerá em junho de 2010, em Singapura, na Ásia”, adianta o professor Flavio Tonidandel, coordenador do curso de Ciência da Computação da FEI e do projeto Futebol de Robôs.
Autor: Assessoria de imprensa