14o Prêmio de Ford de Conservação Ambiental

A Ford abre as inscrições para o 14º Prêmio Ford de Conservação Ambiental nesta quarta-feira, 9 de setembro. Os interessados em participar da premiação, considerada um dos reconhecimentos de maior prestígio do setor no País, poderão se inscrever até 6 de novembro por meio do site www.premiofordambiental.com.br.

Mantendo as categorias do ano anterior, o objetivo da montadora é continuar disseminando o conceito de que preocupação com o meio ambiente também é uma maneira de fazer negócios. A iniciativa premia aqueles que desenvolveram e aplicaram projetos em prol do meio ambiente nas categorias: Ciências e Formação de Recursos Humanos, Conquista Individual, Desenvolvimento de Produto, Meio Ambiente nas Escolas, Negócios em Conservação e Fornecedor.

O vencedor de cada categoria receberá um troféu e um montante de R$ 20 mil (vinte mil reais), com exceção dos fornecedores – cujo ganhador que receberá um certificado de reconhecimento da montadora.

Neste ano, a categoria Desenvolvimento de Produto passa por uma pequena modificação. Antes dedicada apenas a desenvolvimento de produtos automotivos nas universidades, agora abre o leque e envolve também projetos nas áreas humanas, exatas e biológicas destas instituições de ensino.

A preocupação da Ford com este projeto é de incentivar cada vez mais gestões ambientalmente responsáveis. “Isso é prioridade para nós e por este motivo nosso esforço em melhorar esta iniciativa é contínuo”, acrescenta a gerente de responsabilidade social da Ford, Adriane Rocha.

Nova fase

A partir desta 14ª edição, a Ford Motor Company não conta mais com a Conservação Internacional, CI-Brasil, como parceira na realização do Prêmio Ford de Conservação Ambiental. Em função da redefinição de suas prioridades em nível nacional e internacional a CI-Brasil optou por encerrar sua participação no Prêmio em abril de 2009.

Em nome de um relacionamento bem-sucedido que teve início em 1996 a Ford agradece a participação ativa da CI-Brasil ao longo dessas 13 edições do Prêmio Ford de Conservação Ambiental, que cumpriu o objetivo da parceria de valorizar e apoiar ações de conservação de ecossistemas e espécies ameaçadas e também aquelas iniciativas que constituem modelos de desenvolvimento sustentável no Brasil.

História

O Prêmio Ford de Conservação Ambiental foi lançado em 1996 e destaca todos os anos projetos em prol da conservação da biodiversidade e promoção do desenvolvimento sustentável. Nos últimos treze anos, 60 personalidades e entidades dedicadas às causas ambientais já foram contempladas e cerca de mais de 1.600 projetos foram inscritos, provenientes de diversas regiões do Brasil.

Entre os premiados, figuram os ambientalistas Niéde Guidón; Ibsen de Gusmão Câmara; Alceo Magnanini; Paulo Nogueira-Neto; a antropóloga Mary Helena Allegretti, além de entidades como o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia; o Museu de Biologia Prof. Mello Leitão; a Renctas – Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Selvagens; a Comissão Pró-Índio do Acre; o Programa Globo Ecologia e a TV Cultura.

Categorias e Inscrições

As seis categorias do 14º Prêmio Ford de Conservação Ambiental estão abertas tanto para pessoas físicas relacionadas a projetos de proteção à natureza e à biodiveridade, como organizações não-governamentais, entidades comunitárias, empresas privadas, instituições de ensino infantil, fundamental e médio, bem como universidades e órgãos/agências governamentais na área de conservação da natureza no território brasileiro. Conheça as categorias:

Conquista Individual – Oferecido a indivíduos que dedicaram sua vida a esforços e iniciativas relacionados à conservação da natureza e do meio ambiente, servindo de exemplo no cenário nacional. Também podem concorrer pessoas físicas que já realizaram contribuição significativa e para as quais o prêmio pode servir de auxílio em seu desenvolvimento profissional.

Negócios em Conservação – Destinado a grupos comunitários ou empresas responsáveis por iniciativas e implementação de projetos com excepcional significado para a conservação da natureza e, concomitantemente, para a criação de empregos, geração de renda, diminuição da pobreza, agricultura sustentável e uso racional de recursos biológicos. Também aplicado a projetos empresariais de marketing institucional, resultantes do desenvolvimento ou apoio a iniciativas de conservação.

Ciência e Formação de Recursos Humanos – Voltado a indivíduos, organizações, grupos ou centros de pesquisa, públicos ou privados, que tiveram excepcional êxito na área de ciência da conservação ou da tecnologia conservacionista. Destinado também a indivíduos ou instituições que se destacaram simultaneamente na área de treinamento de profissionais brasileiros em conservação ambiental.

Meio Ambiente nas Escolas – Oferecido a Instituições de Ensino de Educação Básica – nos níveis infantil, fundamental e médio – das redes pública e particular que criaram e implementaram projetos que incentivam significativamente a conservação do meio ambiente e que envolvam diretamente a participação de seus alunos.

Desenvolvimento de Produto – Destinado a universitários das áreas de exatas, biológicas e humanas com interesses em desenvolver projetos voltados para a indústria automobilística, visando a conservação da natureza e do meio ambiente.

Fornecedor – Reconhecimento voltado a toda cadeia de fornecedores produtivos da Ford Motor Company Brasil Ltda., no Brasil, que aplicam espontaneamente no desenvolvimento de suas atividades empresariais práticas de preservação do meio ambiente.

Os vencedores serão selecionados por um júri formado por personalidades de destaque na área de conservação ambiental. A inscrição é gratuita e o prazo para o envio dos projetos vai até o dia 6 de novembro de 2009. Os interessados podem acessar o regulamento completo e o formulário de inscrição no site www.conservacao.org.

Autor: Portal Meio Ambiente