Um grupo de pesquisadores da Escola de Engenharia de São Carlos, da USP, tem um objetivo definido: desenvolver painéis alveolares modulares para uso em construções de interesse popular, com baixo custo, utilizando materiais alternativos, como o laminado da Tetrapak prensado, escória da produção de aço e fibra de vidro.
Os painéis alveolares são placas de concreto comumente usados na construção civil como paredes ou lajes. O diferencial da pesquisa em desenvolvimento na EESC é que os alvéolos do interior dos painéis servirão para embutir os componentes das instalações elétricas e hidráulicas usadas na construção.
A pesquisa foi iniciada em 2006 e integra o Projeto Soluções Tecnológicas Modulares para Habitação de Interesse Social do Programa de Tecnologia de Habitação (Habitare) da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Além de pesquisadores da EESC, o projeto envolve cientistas da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da USP, em Pirassununga, e da Escola Politécnica (Poli) da USP.
Autor: Agência Estado