Buenos Aires, 20 ago (EFE).- A empresa brasileira Bureau de Projetos assinou hoje o contrato para fazer os estudos de engenharia básica para a construção de um túnel no Paso de Água Negra, que liga a Argentina e o Chile pela cordilheira dos Andes, informaram fontes oficiais.
O contrato foi assinado por representantes da empresa brasileira com autoridades do Chile e da província argentina de San Juan.
A Bureau de Projetos será encarregada de fazer os estudos de engenharia básica e de impacto ambiental, incluindo a elaboração do edital de licitação para a construção do túnel de Água Negra, informaram fontes do Governo de San Juan, no noroeste da Argentina.
Os estudos terão um custo de US$ 19,9 milhões e serão financiados parcialmente pelo Banco Nacional
de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
No ato de assinatura do contrato, na cidade argentina de San Juan, as autoridades dos dois países também fecharam o acordo para a licitação para a construção do túnel, que será convocada no ano que vem.
O túnel terá 14 quilômetros e ficará aberto durante o ano todo por não ser muito alto, ao contrário do túnel do Cristo Redentor, a principal passagem entre a Argentina e o Chile pela cordilheira, fechado em várias épocas do ano pelas intensas temporadas de nevascas. EFE
Autor: G1