Prefeitos querem transparência durante a preparação do evento no Brasil
Os prefeitos e representantes das 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 acataram a sugestão do secretário extraordinário da Copa em Porto Alegre, José Fortunati, de solicitar formalmente um encontro com o governo federal para definições relativas à preparação para o evento. O encaminhamento foi dado nesta quinta, durante a 55ª Reunião Geral da Frente Nacional dos Prefeitos, realizada em Copacabana, no Rio de Janeiro. O encontro deverá ser realizado na primeira semana de setembro.
– Sabemos que o governo federal vem trabalhando, mas precisamos de decisões imediatas – destacou o secretário e vice-prefeito ao site da Prefeitura de Porto Alegre, lembrando que diversas ações projetadas pelo município dependem da parceria da União.
Os demais gestores presentes concordaram com os argumentos de Fortunati. Para o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, a definição exata das responsabilidades dos agentes envolvidos (governos federal, estadual e municipal) é fundamental para o sucesso do evento.
– Uma Copa do Mundo não se faz sozinho – enfatizou, ressaltando que essa delimitação clara das competências não ocorreu em 2007, quando a cidade carioca foi sede dos Jogos Pan-Americanos.
Representando o governo federal, o subchefe para Assuntos Federativos da Presidência da República, Alexandre Padilha, afirmou que na primeira semana de setembro os 12 prefeitos das sedes da Copa serão chamados para encontros individuais, divididos em dois eixos. Em um primeiro momento seriam debatidos aspectos relativos aos estádios, aeroportos, portos e mobilidade urbana. Já saúde e segurança seriam tratados em reunião posterior.
– A União irá adotar como critério para financiamento das obras a viabilidade em termos de prazo e a relação direta com o evento – alertou.
Seminário
Também na tarde desta quinta, no Rio de Janeiro, ocorreu a participação de Porto Alegre no 2º Seminário das Cidades-Sede da Copa do Mundo Fifa 2014. A comitiva gaúcha, formada pelo gestor técnico da Secretaria Extraordinária da Copa, Newton Baggio, pelo presidente do Comitê RS para a Copa, Eduardo Antonini, e pelo vice-presidente de patrimônio do Inter, Emídio Ferreira, reuniu-se com técnicos da Fifa para tratar de detalhes do projeto de modernização do Estádio Beira-Rio e sobre o financiamento das obras.
– Comparativamente a outras cidades, Porto Alegre está muito bem colocada. O Beira-Rio não precisará passar por grandes intervenções para sediar jogos. Além disso, não teremos o problema da falta de sustentabilidade, pois a arena esportiva terá plena utilização após o evento – ressaltou Baggio.
Autor: RBS