ANTT promete túneis em todo o trecho urbano do trem-bala

O diretor da ANTT, Bernardo Figueiredo, declarou hoje (20/8) que em todos os trechos urbanos do trem-bala a obra será subterrânea, ou seja, em túneis. Figueiredo acrescentou que, para tanto, só está faltando finalizar os estudos técnicos necessários. 

Há poucos dias, o governo havia prorrogado para até 15 de setembro a consulta pública (Consulta Pública nº 002/2009) sobre o projeto do TAV – Trem de Alta Velocidade, o trem-bala. Deste modo, a documentação completa do projeto, incluindo propostas de traçado, custos e estudos de demanda, continua disponível (desde o 24 de julho) no site da ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres (http://www.antt.gov.br). 

Consulta pública e dúvidas sobre o TAV 

A consulta da documentação do trem-bala, aberta à população, marca o início do processo de licitação do TAV, e já deveria ter sido encerrada no dia 17 de agosto. Mas foi prorrogada depois que diversos setores da sociedade atingidos pela obra se manifestaram contra este prazo, considerado curto para a análise de um projeto de grande porte, que envolve diversas desapropriações de terrenos e intervenções ambientais e urbanísticas de impacto. 

Agora, a declaração da ANTT de que a obra será em túnel nos trechos urbanos deve tranquilizar parte da opinião pública, principalmente as pessoas que têm imóveis no entorno da linha do trem.
Mas nem tudo está resolvido. A direção da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), por exemplo, ainda estuda se aceita ou não ceder a área do campus da Ilha do Fundão para a passagem do trem. A área já estava destinada, pelo plano diretor da instituição, à ampliação das salas de aula. 

Também restam inquietações sobre a possível instalação de muros e cercas de arame nos trechos de superfície da linha férrea que, segundo o estudo, corresponderiam a 90% do traçado proposto. Resta a dúvida: com o anúncio de que a obra será em túnel nos trechos urbanos, essa informação ainda é procedente? 

Além disso, se a alternativa for por maiores trechos subterrâneos, nesse caso o custo do projeto – até então estimado em aproximadamente R$ 35 bilhões – subiria ainda mais? 

Mesmo com dúvidas e receios, existe grande expectativa na opinião pública, seduzida pela ideia de viajar entre as duas capitais em menos de duas horas, com uma passagem em torno de R$ 150. O governo, por sua vez, pelo menos no discurso, continua firme na promessa do trem-bala pronto até a Copa do Mundo de 2014, e segue trabalhando com a data de setembro próximo para o edital de licitação e julho de 2010 para o leilão do TAV.

Autor: Mundo GEO