Trem-bala será subterrâneo nas zonas urbanas do Rio

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) informou nesta terça-feira que o trem-bala será subterrâneo nas zonas urbanas do Rio de Janeiro e de São Paulo. O órgão decidiu fazer a exigência, que será incluída no projeto de referência para investidores interessados na concessão, por causa dos inúmeros obstáculos para realizar a obra na superfície. Serão, ao todo, 80 quilômetros de túneis. A decisão da ANTT encerra a polêmica em torno da passagem não autorizada do trem pelo campus da Cidade Universitária da UFRJ, na Ilha do Fundão. 

O diretor-geral da ANTT, Bernardo Figueiredo, diz que a decisão foi tomada por questões de segurança, economia e facilidade de execução da obra. 

– O cálculo de quanto economizaremos ainda não foi feito, até porque o valor final da obra, de R$ 34,6 bilhões, é de referência. Mas, sem os túneis, haveria interferência séria em viadutos como a Linha Vermelha. Além disso, decidimos por questão de segurança de transporte e do passageiro.

Autor: O Globo