A modernização do cais do Porto Novo do Rio Grande, numa extensão de 1.125 metros, acaba de ser incluída na lista de obras do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), conforme autorização dada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva à Secretaria Especial de Portos (SEP). Ao todo serão aplicados R$ 84 milhões na remodelação do cais, dotando-o de uma estrutura mais resistente e com maior capacidade.
O projeto de modernização do cais do Porto Novo, contratado pela Superintendência do Porto do Rio Grande (Suprg) e elaborado pelo consórcio JD & EVB (JD Engenharia e Arquitetura Ltda e EVB Projetos Estruturais Ltda), foi apresentado ao ministro-chefe da Secretaria Especial de Portos, Pedro Brito, no ano passado. No início deste mês, o superintendente do Porto do Rio Grande, Daniel Silveira, e o diretor Técnico do Porto, Carlos Renato da Cruz Rodrigues, participaram de uma nova reunião em Brasília, quando o ministro Pedro Brito confirmou a intenção do Governo Federal de incluir a obra no PAC.
Silveira informou que o fato de ter um projeto pronto e bem fundamentado e a presença constante junto a SEP foi fundamental para a conquista dessa obra que propiciará um maior desenvolvimento do cais público.
O projeto prevê a reconstrução do atual cais, com a construção de uma nova superestrutura que avança 11,6 metros para dentro do canal, possibilitando a utilização de equipamentos de maior porte e o aprofundamento do calado de 31 para 40 pés. A obra, que compreende 1.125 metros de cais, seguirá o mesmo padrão da estrutura já revitalizada do Porto Novo que conta com 450 metros (2 berços de atracação).
De acordo com o diretor do Departamento de Infra-Estrutura Portuária da SEP, Cláudio Menezes, a intenção é que a obra inicie em junho ou julho deste ano, após ser realizado todos os trâmites licitatórios para contratação da empresa que fará a execução do empreendimento.
Autor: Assessoria de imprensa