Serra inaugura obras de expansão do Metrô na Zona Sul de São Paulo

Prevista para terminar em 2012, obra ligará Linha 5-Lilás à Linha 2-Verde.
Segundo o Metrô, 640 mil passageiros deverão ser atendidos diariamente

O governador de São Paulo, José Serra, inaugurou nesta segunda-feira (17) o canteiro de obras da futura estação Adolfo Pinheiro do Metrô de São Paulo. A obra é o passo inicial do prolongamento da Linha 5-Lilás, que irá ligar o Largo 13 à estação Chácara Klabin, da Linha 2-Verde.

A previsão é que a obra termine em 2012. Conforme o Metrô, a média de passageiros atendidos diariamente pela Linha 5 deverá saltar dos atuais 125 mil para 640 mil.

Em evento que contou com a presença do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, do secretário de estado dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, além de políticos e representantes de moradores da região de Santo Amaro, foi celebrada a expansão do transporte público na Grande São Paulo.

Para Portella, os trabalhos junto à Linha 5, a expansão da Linha 2 e a conclusão da Linha 4-Amarela farão com que, nos próximos anos, a cidade de São Paulo tenha um transporte público próximo do ideal. “O Horto Florestal ficará perto da Guarapiranga; Cidade Tiradentes, do Hospital das Clínicas; e o Capão Redondo, da USP [Universidade de São Paulo]”, previu. “A cidade vai ser de todos”, completou.

A Linha 5 irá atender aos moradores e trabalhadores da região de Santo Amaro, do Brooklin, do Campo Belo, do Ibirapuera, de Moema, da Vila Clementino e da Vila Mariana. O investimento nas obras será de R$ 5 bilhões, conforme o Metrô.

Serra afirmou que o objetivo da expansão do Metrô é melhorar a vida dos trabalhadores. “O problema de transporte na Zona Sul é gravíssimo”, disse. Além de mencionar as melhorias do Metrô, lembrou outras obras que deverão melhorar o fluxo não só na cidade, como na Grande São Paulo. “Vamos investir na Marginal Tietê”, prometeu. Em seguida, citou as obras do Rodoanel Mário Covas, a criação de ciclovias e a melhoria da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos.

Após discursar, deu o “pontapé inicial” nas obras ao retirar um monte de terra do canteiro usando uma retroescavadeira. Em seguida, posou ao lado de dezenas de trabalhadores para uma foto.

Autor: G1