Arce debaterá expansão do porto

O secretário estadual de Transportes, Mauro Arce, confirmou sua presença na 7a edição do Santos Export ­ Fórum Nacional para Expansão do Porto de Santos, que será realizado nos próximos dias 25 e 26, no Mendes Convention Center, em Santos. 

A autoridade participará da mesa-redonda O futuro do sistema portuário e do Porto de Santos, marcada para o segundo dia do evento e que abordará os estudos de expansão do complexo marítimo e a necessidade de novos acessos à região. 

Na ocasião, Arce debaterá o projeto do Estado para construir uma ligação seca entre Santos e Guarujá, assunto que tem gerado divergência entre os representantes do setor. 

O Santos Export é uma iniciativa do Sistema A Tribuna de Comunicação, com realização da Una Marketing de Eventos. Os interessados em participar já podem se inscrever através do site www.forumsantosexport.com.br. O valor da taxa é de R$ 450,00, com desconto de 50% para estudantes e professores. 

A apresentação de Arce deverá ser uma das mais esperadas no evento, uma vez que o secretário não participou do último debate sobre a ligação seca, realizado na última segundafeira, na Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos, na Cidade. Além disso, o seminário ocorrerá dias após a abertura dos envelopes –que acontecerá no próximo dia 21– com as propostas das empresas participantes da licitação para a realização do projeto-básico de uma ponte entre Santos e Guarujá. O estudo irá definir as características do empreendimento. 

Em um projeto preliminar, o Estado propôs uma ponte com 2,8 quilômetros de extensão, incluindo as rampas de acesso, com elevações em 5%. A pista teria quatro faixas, ciclovias e calçadas, com uma largura de 20 metros e 70 metros de vão livre. Porém, empresários já demonstraram que as características podem limitar a expansão do Porto de Santos. 

Discussões 

Com o objetivo de incentivar a discussão e buscar soluções para a ampliação e a modernização do Porto, o seminário deverá reunir 400 pessoas, entre autoridades e empresários portuários, de transportes, logística e comércio exterior. 

Também participará o ministro-chefe da Secretaria Especial de Portos, Pedro Brito.
Os principais assuntos que serão abordados este ano são a infraestrutura de acessos regionais, a revisão do marco regulatório portuário e aduaneiro e a ampliação da atividade portuária com sustentabilidade ambiental. 

O Santos Export tem o patrocínio das empresas Anhumas, Ciesa, Fertimport, Fosfertil, Libra Terminais, Localfrio, Marimex, Santos-Brasil S.A., Tecondi, TPG (Terminal Portuário do Guarujá), Deicmar e Icipar. E conta com o apoio da Associação das Empresas do Distrito Industrial e Portuário da Alemoa, da Associação Comercial de Santos, do Porto de Santos,da Praticagem de Santos, das Prefeituras de Cubatão, Guarujá e Santos e da Universidade Católica de Santos (UniSantos).

Autor: A Tribuna