São Paulo estuda criar agência de eficiência energética

A Secretaria de Saneamento e Energia de São Paulo estuda criar uma agência para operar especificamente o setor de eficiência energética, que pode ter ainda a participação de agentes do setor privado, afirmou o coordenador de energia da secretaria, Jean Cesari Negri.

“No curso de trabalho, se percebeu que seria oportuno que uma agência cuidasse dessa área, até porque a característica do governo é mais de planejamento e gestão, não de função operacional”, analisou o executivo, durante o 6° Congresso Brasileiro sobre Eficiência Energética, realizado em São Paulo (SP).

O órgão seria responsável por todas as ações do setor de eficiência, que inclui práticas como a avaliação de prédios para a etiquetagem que mede o nível do edifício conforme as metas de economia de energia, condicionamento do ar, etc.

Entre outras iniciativas citadas por Negri está a possibilidade de um programa aplicar a eficiência energética nas mais de 20 mil unidades do governo estadual em São Paulo, que correspondem a 3% da energia consumida no Estado. Será promovido um workshop no mês de agosto para colher ideias para preparar o documento que oficialize o projeto.

A secretaria está também realizando ações no sentido de avaliar o potencial de mercado, para estabelecer, com base nos dados do governo local e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), metas estaduais no setor. Dois projetos de eficiência energética, ainda em análise, também podem implantar um programa de educação nas Fatecs e Etecs e levar as medidas de melhor aproveitamento de energia e qualidade do serviço para as gestões municipais do Estado.

Autor: Portal Jornal da Energia