Espaço do Olfato na Estação Ciência

A Estação Ciência da Universidade de São Paulo (USP) acaba de inaugurar o Espaço do Olfato, espaço lúdico e interativo que abriga, entre outras atrações, uma máquina de fabricar perfumes e uma exposição que ensina tudo sobre como funciona o sistema olfativo, um dos mais ricos e complexos sentidos do ser humano.

O ambiente de 30 metros quadrados, concebido e construído em parceria com O Boticário, tem o objetivo de proporcionar uma experiência que une conhecimento à relação que os cheiros têm com a nossa memória e emoções, além de desvendar o sentido por meio de artes interativas.

A máquina interativa com aplicação multimídia permite que quatro usuários, simultaneamente, exercitem o olfato e conheçam conceitos básicos sobre características e história de um perfume. O espaço tem uma bancada com explicações sobre o sentido por meio de infográficos e imagens de computação gráfica.
Dois monitores de LCD dão ainda animação às imagens e um painel instalado no local traz curiosidades, como o caminho que o olfato percorre no corpo humano.

O projeto foi inspirado pelo escritor francês Marcel Proust. Em No Caminho de Swann, um dos sete volumes de Em Busca do Tempo Perdido, Proust diz que “o cheiro e o gosto das coisas permanecerão para sempre, parados no tempo, prontos para nos lembrar”.

Os ingressos para a Estação custam R$ 2 e a entrada é grátis para todos no primeiro sábado e terceiro domingo de cada mês. O agendamento de grupos pode ser feito pelos telefones (11) 3672 5364 / 3675 6889.

Mais informações: www.eciencia.usp.br

Autor: Agência Fapesp