Especialista propõe BRT como solução para transporte público na Copa do Mundo de 2014

Responsável pelos programas de implantação de sistemas BRT (Bus Rapid Transit) nas cidades-sedes da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, o engenheiro Wagner Colombini Martins, presidente da Logit consultoria em supply chain e transportes, vai participar do 22º Seminário Nacional NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos), com o tema principal “Transporte Público na Copa do Mundo”. Na oportunidade, o especialista vai defender a utilização do BRT nas cidades que sediarão a Copa do Mundo de 2014 no Brasil. O evento acontecerá entre os dias 14 e 16 de julho, no Transamérica Expo Center, em São Paulo (SP). 

Entre os projetos em desenvolvimento na África do Sul, o engenheiro destaca um sistema operacional para a construção de 100 quilômetros de BRT, um dos maiores do mundo, em Johanesburgo, maior cidade sul-africana com mais de cinco milhões de habitantes. “A meta é implantar 100% de sistemas BRT nas cidades que receberão os jogos da Copa na África do Sul”, informa Martins. 

Baseado na experiência que está sendo desenvolvida na África do Sul e adquirida em outros países como Colômbia (Bogotá), México (Guadalajara) e China (Guangzhou), Martins acredita que a implantação de sistemas BRT no Brasil é a melhor alternativa de transporte para as cidades-sedes da Copa do Mundo de 2014. “O BRT é a melhor opção em comparação ao metrô e aos sistemas VLT (veículo leve sobre trilhos), que além de serem mais caros, demandam um tempo maior para a sua implantação”, afirma o engenheiro. 

O consultor ressalta ainda que já existe uma estrutura de transporte por ônibus nas principais cidades brasileiras, corredores exclusivos, por exemplo, fator que pode acelerar ainda mais o processo. “O que precisa ser feito nesses casos é um projeto de modernização e transformação para o BRT, que prevê estações modernas, cobrança externa, intervalos entre os coletivos variando entre 30 e 60 segundos, frota renovada com ônibus articulados e com várias portas, entre outros”, explica Martins. 

O especialista participará do Seminário Nacional NTU no dia 15 de julho no painel “Investimentos em Transporte Público para a Copa do Mundo”, ao lado do arquiteto Jaime Lerner, que implantou o sistema BRT quando foi prefeito de Curitiba (PR), e de Otávio Vieira da Cunha, presidente da NTU. 

. [Seminário Nacional NTU e Feira Transpúblico, de 14 a 16 de julho, 14 de julho – Feira, das 14h30 às 22h ,15 e 16 de julho – Seminário, das 9h30 às 17h; Feira, das 9h às 22h, no Transamérica Expo Center, Avenida Mário Villas Boas Andrade, 387 / Santo Amaro, S. Paulo. Inscrições: por meio do site www.ntu.org.br ].

Autor: Portal Fator Brasil