Mesa redonda promovida pelo CBCA e ABM reunirá especialistas dia 15 de julho na Expominas.
A construção em aço apresenta inúmeras vantagens econômicas e ambientais e vem crescendo a uma média de 6% ao ano desde 1999. Apesar disso, ainda é pequena a sua participação no cenário da construção civil no Brasil. Aqui, o consumo per capita de aço anual é de cerca de 100 kg/habitante há quase 30 anos, muito aquém do observado nas economias desenvolvidas, onde os níveis são superiores a 400 kg/habitante. Enquanto nos Estados Unidos o material está presente em 50% das edificações e, no Reino Unido, em 70% delas, aqui este percentual é de cerca de 15%.
Elevar a participação dos sistemas construtivos em aço aos níveis praticados em outros países é um dos principais objetivos do Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA), que estará em pauta durante a mesa redonda “Desafios da Construção em Aço”, no próximo dia 15. O evento será realizado na Expominas, em Belo Horizonte (MG), e faz parte da programação do 64º Congresso Anual da ABM (Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais).
A mesa redonda será aberta às 14 horas pela gerente executiva do CBCA, Catia Mac Cord, e reunirá alguns dos principais representantes da cadeia produtiva da construção em aço no Brasil e das lideranças do setor. Estarão presentes José Roberto Bernasconi, presidente do Sinaenco (Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva); João Carlos Vendramini, diretor da Abece (Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria), e Eduardo Assis Fonseca, da Abcem (Associação Brasileira da Construção Metálica).
O debate contará ainda com o engenheiro Fernando Orsini Rodarte, da Construtora Andrade Gutierrez; o arquiteto Carlos Alberto Maciel, professor da UFMG, e Flávio de Figueiredo, sócio-gerente da Flasan, empresa especializada em sistemas de construção a seco, incluindo perfis metálicos estruturais, que opera em Belo Horizonte. A mesa redonda terá como mediadores os arquitetos Ascânio Merrighi e Gustavo Penna.
A participação é gratuita e aberta a profissionais e estudantes de Arquitetura e Engenharia.
As inscrições devem ser feitas até a próxima sexta-feira, dia 3, pelo site do CBCA – http://www.cbca-ibs.org.br/nsite/site/cadastro_desafios_construcao_em_aco.asp, ou diretamente no local, no dia do evento. Mais informações sobre o congresso podem ser obtidas pelo site http://www.abmbrasil.com.br/congresso/2009/.
Histórico, evolução e desafios – Até a década de 80, o uso de estruturas metálicas nas áreas da construção industrial e comercial era pouco conhecido no País. Na área da construção residencial, o assunto nem era cogitado por arquitetos e engenheiros, e muito menos pelos proprietários ou investidores. Fatores histórico-culturais decorrentes da falta de produtos siderúrgicos adequados colaboraram com essa realidade. Entretanto, este cenário mudou positivamente nos últimos anos, tanto com relação a materiais e tecnologias disponíveis quanto à demanda por sistemas sustentáveis e de baixo desperdício.
“Hoje há um concorrido e vasto mercado de materiais para a construção. Estima-se que a metade dos aços usados atualmente não existia até o início dos anos 90”, explica a gerente executiva do CBCA. Atualmente, acrescenta, o aço é produzido em uma grande variedade de tipos (composições químicas) e formas, cada qual atendendo eficientemente a uma ou mais aplicações. Esta variedade decorre da necessidade de permanente adequação do produto às exigências de aplicações específicas que vão sendo criadas pelo próprio mercado.
Para o CBCA, a maior colaboração entre os agentes da cadeia e os planos de desenvolvimento das empresas indicam confiança num futuro promissor. “Acreditamos que todos os elos da cadeia produtiva da construção em aço devem estar em sintonia para que o setor alcance a performance já verificada em países mais desenvolvidos. E o esforço conjunto de todos os atores que atuam no setor é fundamental para promover uma maior participação da construção em aço no Brasil”, ressalta Catia.
Mesa Redonda ‘Desafios da Construção em Aço’, dia 15 de julho ( quarta-feira), às 14 horas, Expominas – Belo Horizonte – MG | Inscrições: www.cbca-ibs.org.br | Informações: http://[email protected]].
Autor: Fator Brasil