O grupo chinês Wuhan Iron & Steel (Wisco), um dos gigantes da siderurgia no mundo, informou dia 1º de julho (quarta-feira) ao governador Sérgio Cabral que decidiu instalar no Porto do Açu, no Norte do estado, uma de suas siderúrgicas. Segundo Cabral, inicialmente, 20 mil empregos serão criados com a construção na cidade de São João da Barra. O negócio, feito em parceria do governo com o grupo EBX, de Eike Batista, prevê investimentos de 4 bilhões de dólares.
– Essa é mais uma vitória da nossa missão na China para o povo do Rio de Janeiro. Para se ter ideia, a produção da Wisco é maior do que toda a produção brasileira. Essa parceria público-privada vai trazer riqueza e prosperidade ao nosso estado, sobretudo a uma região que precisa tanto.
Membro da comitiva, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Júlio Bueno, disse que o estado vive “um momento histórico”, a partir do anúncio.
– Nós vamos ter uma siderúrgica do porte da CSN no Norte Fluminense, que, de pouco desenvolvido, passará a ter uma nova vida – afirmou o secretário.
Cabral destacou que, a partir da instalação da siderúrgica, outras indústrias serão atraídas para a região.
– A siderurgia é uma âncora para novos investimentos no Porto do Açu. Desde os investimentos na indústria naval, em equipamentos para o pré-sal, aos investimentos na indústria automotiva, que pode se instalar ali com garantias, porque terá aço de qualidade – disse o governador.
A informação da instalação da Wisco no Rio de Janeiro favoreceu o resultado do encontro entre Cabral e a direção da JAC Motors – montadora de automóveis de alta tecnologia – , na manhã do dia 01 de julho (quarta-feira), em Pequim. A JAC anunciou a intenção de se fixar no Porto do Açu em parceria com a EBX.
As duas empresas manterão contato para este fim.
A meta da Wisco é alcançar, até 2010, a produção em escala de mais de 30 milhões de toneladas por ano, com faturamento superior a 14 bilhões de dólares. O grupo tem 84 mil funcionários e fabrica uma variedade de produtos em aço. O seu presidente, Deng Qilin, acertou com o governador Sérgio Cabral uma visita ao Rio com os seus executivos ainda neste ano.
Cabral está na China em missão governamental e empresarial, desde o dia 29 de junho até dia 4 de julho, para atrair novos investimentos ao Estado do Rio. Sua agenda inclui encontros com presidentes de empresas e banqueiros, além de políticos. A delegação é composta pelos secretários Joaquim Levy (Fazenda), Júlio Bueno (Desenvolvimento Econômico), Júlio Lopes (Transportes), Marilene Ramos (Ambiente), o deputado federal Edmilson Valentin (PCdoB). Empresários da Firjan também integram a comitiva. A China tem uma enorme reserva financeira e está em busca de projetos e locais seguros para investir.
Autor: Fator Brasil