Empreendimento Pedra Branca será um dos fundadores de programa lançado pela Clinton Climate Initiative para apoiar projetos urbanos com forte exemplo ambiental e econômico
A CCI (Clinton Climate Initiative) escolheu o empreendimento Pedra Branca, da Pedra Branca Urbanismo, localizado na cidade de Palhoça, em Santa Catarina, para ser um dos 16 projetos fundadores do Programa de Desenvolvimento Positivo do Clima. O programa, que foi lançado pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, vai apoiar o desenvolvimento de projetos urbanos de larga escala considerados um forte exemplo ambiental e econômico a ser seguido pelas cidades. O empreendimento também já foi premiado na XI Bienal Internacional de Arquitectura de Buenos Aires 2007, na categoria urbanismo.
O projeto Pedra Branca começou a ser construído em 2000 e aposta no conceito bairro-cidade com cerca de 1,7 milhões de m². O empreendimento prevê a construção de unidades residenciais, comerciais, hotel, áreas de educação e lazer para que os habitantes possam morar, trabalhar e se divertir em um único bairro. Em até quinze anos deverá abrigar cerca de 30 mil pessoas no local, tornando-se um novo centro para a região continental da Grande Florianópolis, pois está localizado a 15 km da capital catarinense.
Entre as atitudes sustentáveis utilizadas no projeto, estão as pistas de ciclismo e a proximidade entre os blocos residenciais e comerciais para que a distância possa ser percorrida a pé. A arquitetura de Pedra Branca também seguirá os padrões LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) para obter o máximo grau de eficiência ambiental.
O Programa de Desenvolvimento Positivo do Clima dará agora apoio ao processo de planejamento e implementação de sistemas sustentáveis no Pedra Branca, como a geração de energia limpa, gerenciamento de resíduos, gerenciamento de água, sistemas de transporte e de iluminação pública ecoeficientes.
Os outros quinze projetos selecionados pela CCI estão localizados nos Estados Unidos, Austrália, Canadá, Índia, Panamá, África do Sul, Coreia do Sul, Suécia e Reino Unido.
Autor: PINIWeb