Túnel pré-moldado custaria 5 vezes mais

Cinco vezes mais caro e muito mais complicado para ser construído, segundo o secretário de Estado dos Transportes, Mauro Arce, o projeto do túnel pré-moldado e submerso entre Santos e Guarujá foi totalmente descartado pelo Governo do Estado.

A alternativa de ligação entre os dois municípios, em substituição as balsas, anunciada pelo governador José Serra em fevereiro de 2008, foi objeto de estudos da Companhia Paulista de Desenvolvimento (CPD) e se mostrou inviável.

Entre as dificuldades para a construção do túnel foram apontadas a profundidade (30 metros abaixo da água), e a interferência nas operações portuárias durante a execução da obra.

“É um processo extremamente complicado de construção e de alta precisão, que levaria a necessidade de interrupção do Porto ou de se procurar não interferir nas operações do Porto, trabalhando nos períodos que fossem possíveis”. Com isso, a estimativa de tempo de execução da obra seria “de cinco a seis anos e com custo de mais de R$ 2,5 bilhões”.

Outra opção de túnel (escavado em rocha) também foi avaliada. “Nós teríamos de encontrar uma rocha ideal e pelas prospecções que já existem em relação ao solo no canal, essa rocha estaria a 70 metros abaixo da linha da água. Isso exigiria um trajeto de mais de 5 quilômetros e custo elevado”, argumentou Arce.

Autor: A Tribuna