EcoRodovias implantará polo de metal-mecânica em Cubatão

O presidente da EcoRodovias, Marcelino Rafart de Seras, anuncia hoje, durante o MegaPolo Cubatão 2009, investimentos de R$ 10,7 milhões para dar continuidade à implantação de um polo metal-mecânico na área da antiga Vila Parisi, em Cubatão, onde a empresa já opera há três anos o EcoPátio. 

A EcoRodovias já iniciou o projeto com a instalação de um centro de reparos de contêineres vazios, no início deste mês, numa área com 400 mil m2. A próxima etapa prevê um polo intermodal para a movimentação de contêineres cheios. 

Esse polo integrará o modal ferroviário a uma linha da MRS Logística, que passa a poucos metros da área do pátio. Numa terceira etapa, a empresa pretende implantar um serviço de modal hidroviário para embarcar mercadorias no Porto de Santos. A carga sairá dos caminhões no Ecopátio e seguirá em barcaças até os navios. 

Marcelino Seras detalhará os projetos da EcoRodovias no painel Superando a crise econômica e trabalhando na retomada do crescimento, que integra o MegaPolo Cubatão 2009 ­ Fórum para o Desenvolvimento do Polo Industrial de Cubatão. O evento acontece hoje a partir das 9 horas na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na Avenida Paulista, 1.313, na Capital.
A prefeita de Cubatão, Marcia Rosa, afirma que a realização do evento na Capital é de grande importância econômica e social para o município. “Fico feliz com a cidade ser pautada na metrópole, na Fiesp”. 

Segundo a prefeita, o MegaPolo é uma oportunidade para fortalecer parcerias com empresários e discutir as tendências de integração dos negócios do polo industrial com os do Porto. “Poderemos juntar as cidades, todos os empresários para discutir logística. O importante é propiciar o desenvolvimento da região como um todo”. 

O seminário será aberto pelo diretor-presidente de A Tribuna, Marcos Clemente Santini, em ato que contará com a participação da prefeita Marcia Rosa e do vice-presidente da Fiesp, Sarturnino Sérgio.
Às 9h30, Armando de Mello Meziat, secretário do Desenvolvimento da Produção do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, falará sobre A política de desenvolvimento produtivo e o polo industrial de Cubatão: ações e convergências. 

O primeiro painel de debates será aberto às 10h30 para a apresentaçãodo tema As indústrias em busca de caminhos para promover melhorias ambientais, com Fernando Rei, presidente da Cetesb; Nelson Pereira dos Reis, diretor-titular do Departamento de Meio Ambiente da Fiesp, e Eduardo San Martin, membro do Conselho Superior de Meio Ambiente da Fiesp e ex-diretor da Cetesb . 

O painel Superando a crise econômica e trabalhando na retomada do crescimento começa às 14 horas, com a participação do ex-governador Geraldo Alckmin, secretário de Estado de Desenvolvimento; Omar Silva Júnior, vice-presidente Industrial da Usiminas, e Marcelino Rafart de Seras, diretorpresidente da EcoRodovias. 

A discussão sobre a aplicação da Agenda 21 ­ Chegou o momento da realização decorre a partir das 15h30 no painel do qual participam Marco Paulo Penna Cabral, diretor-titular do Ciesp de Cubatão e idealizador da proposta; William FrançadaSilva,gerente-geral daRefinaria Presidente BernardesCubatão (Petrobras); Luiz Antonio Veiga Mesquita, diretor de Suprimentos e Logística da Fosfertil e de Infraestrutura da Fiesp,eaprefeitaMarcia Rosa. 

Às 17 horas, o economista Gustavo Loyola, doutor em Economia e ex-presidente do Banco Central, fará palestra sobre as Perspectivas da economia brasileira. 

O diretor-presidente da TV Tribuna, Roberto Clemente Santini, fará o encerramento do seminário.
Promovido pelo Sistema A Tribuna de Comunicação com apoio da Prefeitura de Cubatão, do Ciesp-Fiesp-Cide e Abiquim e patrocínio da Petrobras, Governo Federal, EcoRodovias, Fosfertil e Usiminas, com realização da Una Eventos, o MegaPolo chega a sua quarta edição com a proposta de debater soluções para os entraves ao crescimento da região.

Autor: A Tribuna