Texto inicial contempla edifícios simples, de até cinco pavimentos. Norma para edifícios mais altos será desenvolvida numa segunda etapa
Um comitê técnico está elaborando uma norma para projetos de edifícios de paredes de concreto moldadas in loco. Ainda não há previsão para a conclusão dos trabalhos e publicação do documento, mas já se sabe que ele contemplará edifícios de estrutura simples com, no máximo, cinco pavimentos.
O texto-base que orienta a elaboração da nova norma já está pronto e disponível para os profissionais interessados. Chamado de Prática Recomendada de Projeto, pode ser encontrado a partir da página 35 na Coletânea de Ativos de Paredes de Concreto, publicada pela Comunidade da Construção no final de 2008.
O documento apresenta restrições quanto às características do edifício. Além do número de pavimentos, há restrições quanto a dimensões de vãos, sobrecargas, pé-direito, entre outros. Também se restringe a paredes de concreto moldadas in loco retas e sem fôrmas incorporadas. Segundo o projetista estrutural Francisco Graziano, essas condições garantem uma estrutura de comportamento menos complexo.
A PINI promoveu um debate com especialistas no assunto. Alguns trechos foram reproduzidos abaixo. A matéria completa e a íntegra do debate podem ser conferidos na edição de maio da revista Téchne.
Francisco Graziano: “O texto para edifícios de até cinco pavimentos está supersimplificado porque neles dificilmente nós vamos identificar casos de grande magnitude de esforços. Ele inclusive limita bastante dimensões, vãos, a maneira de organizar a estrutura, para que não apareçam esforços por grande assimetria estrutural.”
Ary Fonseca Jr.: “Quando nós fizemos uma Prática Recomendada contemplando edifícios de até cinco pavimentos, e não seis ou sete, é porque essa era a grande massa de construções idealizada pelas construtoras. Outro fato que nos balizou foi a conclusão da Norma de Desempenho. Então, o texto teve esse objetivo para esse momento.”
Arnoldo Wendler: “O texto não pretendeu resolver todas as situações. No segundo ciclo, vão ser tratadas todas as situações que não se encaixaram no primeiro. E o que for possível encaixar nesse texto rapidamente, será encaixado, como as pequenas transições de edifícios de até cinco pavimentos.”
Autor: PINIWeb