Rima aprova construção do VLT e documento vai para audiência pública

A Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos liberou para a Prefeitura de São Vicente o Relatório de Impacto Ambiental (Rima) relativo às obras de implantação do sistema de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) entre São Vicente e Santos. O documento está à disposição para consulta popular no térreo do Paço, na Rua Frei Gaspar, 340, no Centro. 

O relatório técnico foi elaborado pela Walm Engenharia e Tecnologia Ambiental Ltda. e concluiu que a implantação e a operação do VLT são “ambientalmente viáveis, recomendando-se, portanto, que a licença prévia seja concedida pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado”. 

O documento aborda todas as implicações do projeto, principalmente nas duas cidades. O Rima serásubmetido às populações de São Vicente e Santos, por meio de audiências públicas. Somente com a aprovação do relatório nesses encontros haverá a liberação formal para a obra. 

A audiência de São Vicente foi agendada para 12 de maio, das 9 às 17 horas, no Centro de Convenções da Costa da Mata Atlântica, na Avenida Capitão Luiz Pimenta, 811. A audiência em Santos será dia 5 de maio, às 15h30 na Câmara. 

Segundo a secretária de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos de São Vicente, Elizabeth Correia, que acompanha todo andamento do projeto, qualquer pessoa pode ter acesso ao documento. “É bom para que o interessado fique mais preparado para a audiência pública. Só não pode levá-lo da Prefeitura”,disse Elizabeth. Para o prefeito de São Vicente, Tércio Garcia (PSB), o documento é fundamental. 

Otimista com a aprovação da análise técnica, ele lembrou que “foi dado mais um passo importante para que as obras do sistema, entre São Vicente e Santos, comecem em 2010”. 

TRECHO 

Segundo o documento, o pri- meiro trecho terá 11,1 quilômetros de extensão entre a Ponte dos Barreiros e o Porto de Santos, aproveitando a faixa de domínio da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Depois passará pela orla vicentina do Itararé e pelas proximidades do Morro do José Menino, em Santos. 

A estimativa será atender a 59.100 passageiros, sendo que entre 70% a 75% das pessoas terão destino a Santos. Em São Vicente, o VLT aproveitará os trilhos instalados ao longo da Linha Amarela. Será necessário alargar o túnel do José Menino. O trecho na orla doItararé, junto ao morro, também precisará ser adaptado, comas duas intervenções consideradas viáveis pelos estudos. 

Em Santos, estão previstas substituições de pontes nos canais. O estudo cita ainda as características das estações, as paradas, a integração com as ciclovias, o prazo de 18 mesesa partir do início dos trabalhos, e um investimento, no primeiro trecho, entre São Vicente e Santos, de R$ 312 milhões. 

INTEGRAÇÃO 

O documento deixa claro que há necessidade de integração ao VLT dos sistemas de transportes municipais e intermunicipais que hoje atendem às duas cidades, através, por exemplo, de pequenas alterações dos itinerários e integrações tarifárias, “sem que ocorram prejuízos de tempo ou custos para os passageiros”.

Autor: A Tribuna