O Metrô informa que foi definido o traçado básico da expansão da Linha 2-Verde, a partir de Vila Prudente. O estudo técnico indicou como melhor opção o prolongamento pela zona leste da cidade de São Paulo e a conexão entre as linhas 2-Verde e 3-Vermelha, na Estação Penha. Após a conexão com a Linha 3, na estação Penha, a Linha 2 seguirá em direção à Linha 12-Safira, da CPTM, onde haverá integração físico-tarifária na futura estação Ticoatira.
Quando estiver finalizada, a Linha 2 passará a transportar 1,4 milhão de passageiros por dia. O novo trecho atenderá os bairros de Jardim Anália Franco, Vila Formosa, Vila Manchester, Aricanduva, Penha e Ticoatira, além de usuários oriundos da 12-Safira, da CPTM, que se destinam à região da avenida Paulista ou à zona sul de São Paulo.
O prolongamento da Linha 2-Verde até Vila Prudente será concluído no primeiro trimestre do próximo ano. A concorrência para a execução das obras de extensão entre Vila Prudente e Ticoatira está prevista para o final de 2010.
O Metrô esclarece que a decisão sobre o melhor eixo para a conexão da Linha 2 com a Linha 3 ocorreu durante a elaboração do projeto funcional, finalizado recentemente. Três foram os motivos que levaram a essa decisão:
1. melhor equilíbrio na distribuição de passageiros durante os horários de pico
2. a integração na Penha beneficiará a um número maior de usuários no sistema e a quem mora e trabalha na zona leste da cidade
3. haverá integração com a CPTM na futura estação Ticoatira (Linha 12-Safira), otimizando a rede metro-ferroviária.
Expansão Alto do Ipiranga – Vila Prudente
A Linha 2-Verde, do Metrô, opera atualmente entre as estações Vila Madalena e Alto do Ipiranga, com 10,7 km. Com a expansão até Vila Prudente, a linha passará a ter 15 km de extensão. Atualmente, estão sendo construídos 3,9 km de extensão e três estações: Sacomã, Tamanduateí e Vila Prudente.
Essa etapa da Linha 2-Verde será concluída em março do próximo ano, com a expectativa de que o número de pessoas transportadas passará de 405 mil para 850 mil por dia.
Plano de Expansão
Até 2010, o Governo do Estado executa o Plano de Expansão, o maior investimento em transporte metropolitano já feito em São Paulo. O plano quadruplicará a rede com qualidade de metrô, que saltará de 60 km para 240 km, sendo 160 km na CPTM, que vai operar com padrão de metrô de superfície. Além disso, estão sendo adquiridos 107 trens: 60 para a CPTM e 47 para o Metrô.
Autor: Site Metrô