Com 250 metros de extensão, a ponte cruza a represa de Guarapiranga e tem 99% da obra concluída.
Fica no lote 4, que tem uma extensão de 17,76 km e representa 31% das obras do trecho sul. Este trecho que começa no bairro do Bororé, na capital, passa pela antiga estrada de Parelheiros e termina na represa de Guarapiranga.
Além da ponte sobre a represa de Guarapiranga, outras três deverão ser construídas. A maior é a da represa Billings, com 650 metros de extensão. Também serão construídos 26 viadutos, entre eles, o Caulin, com 400 metros de extensão, próximo à Av. Sadomo Inoue, em São Paulo, na região da subprefeitura de Parelheiros.
No total, estão previstas 32 obras de arte especiais, que em termos técnicos são designadas como OAE. Dessas, 23 estão com 98% das obras concluídas, sete com 65% e duas com 37%.
Cuidados com o Meio Ambiente
A grande preocupação da Dersa com o impacto ambiental resultante das obras do trecho sul se reflete nas inúmeras medidas que estão sendo aplicadas nesse lote 4: será feito um plantio compensatório construídas oito passagens de fauna, corredores para que os animais que vivem na região passem por baixo da rodovia, evitando atropelamentos.
E ainda: serão implantadas 4 Unidades de Conservação: Itaim, com 462 hectares – Varginha, com 378 – Jaceguava, com 216 e Bororé com 185. Está prevista a criação de parques lineares – faixas de até 300 metros que estão sendo desapropriadas ao lado do rodoanel, fazendo a conexão entre as Unidades de Conservação – que contribuirão para a recuperação de córregos da região.
Autor: Dersa