Volkswagen comemora este mês os 50 anos de produção do Fusca no Brasil. O carro, um dos maiores sucessos da marca e cultuado até hoje, teve sua primeira unidade produzida por aqui na fábrica da Anchieta, no dia 3 de janeiro de 1959.
História – No Brasil, o Fusca começou a ser produzido num galpão alugado pela Volkswagen no bairro do Ipiranga, em São Paulo. O carro, que até então recebia o nome de Volkswagen Sedan, já era fabricado no país desde 1951 pela Brasmotor. Na época, a empresa montava os modelos importados da Alemanha no sistema CKD (completamente desmontados).
Em 1959, a produção do então Volkswagen Sedan foi transferida para a fábrica da Anchieta. De lá, saiu a primeira unidade do Fusca produzido no Brasil, então com 54% de nacionalização de peças.
Em 1984, a Volkswagen adotou oficialmente o nome de Fusca. O “V” em alemão tem som de “F”, daí a sonorização “Folks”. Por aqui, o carro foi rebatizado de Volkswagen Sedan para Volks e posteriormente para Fusca.
O Fusca continuou a ser fabricado até 1986, quando saiu de linha pela primeira vez, retornando sete anos depois, em 1993. O modelo continuou a ser produzido até junho de 1996, quando se despediu com as impressionantes marcas de 3,1 milhões de unidades vendidas e liderança de vendas do mercado brasileiro por 24 anos consecutivos (1959 a 1982).
O Fusca ainda foi produzido no México até 2003, quando a série especial “La Ultima Edicíon” marcou a retirada do modelo em todo o mundo. Era a unidade nº 21.529.464 de um dos maiores mitos da indústria automobilística, criado por Ferdinand Porsche, lançado comercialmente em 1945 e manufaturado em mais de 20 países durante quase 70 anos.
No final dos anos 80, em homenagem aos inúmeros fãs do carro, a Volkswagen criou o Dia Nacional do Fusca – comemorado exatamente no dia 20 de janeiro. Em 1994, a montadora apresentou o então carro conceito New Beetle, versão modernizada do lendário carro que foi lançada mundialmente em 1998 e, no ano seguinte, no mercado brasileiro.
Autor: Canal do Transporte