Dez alunos dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana) fazem os últimos acertos na aeronave que participará da X Competição SAE BRASIL AeroDesign, que acontecerá de 16 a 19 de outubro, no Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA), em São José dos Campos. Para esta edição, a equipe otimizou a parte estrutural da aeronave, que está mais leve e com capacidade para carregar mais carga, graças ao uso de novos materiais. Os estudantes da FEI enfrentarão 76 equipes nacionais e estrangeiras.
A FEI aposta na aeronave Kondhor, que disputará a competição na Classe Regular. Pesando 3 kg, o novo protótipo está 1,2 kg mais leve do que avião que participou da competição em 2007. A redução foi possível graças a otimização estrutural. Para isso, os alunos substituíram o material da asa, que no modelo antigo era de poliestireno com fibra de vidro, por madeira balsa. A equipe também desenvolveu toda a estrutura em fibra de carbono, o que torna a aeronave mais leve e com capacidade para carregar mais carga útil.
“Com a otimização estrutural, a nossa expectativa é de que a aeronave leve 11,5 kg de carga útil, o que resultaria em 14,5 kg de massa total do avião”, destaca o capitão da equipe Aero Kondor, José Roberto Canhisares, 21 anos, aluno do curso de Engenharia Mecânica da FEI. A aeronave tem 1,20 metro de comprimento, 3 metros de envergadura da asa e a expectativa é de manter velocidade de 50 km/h durante os vôos.
Para conseguir levar o total de carga pretendido, os alunos também se dedicaram aos ensaios mecânicos, realizados em laboratórios e na própria aeronave, e aos testes de vôos, que são realizados em Jundiaí, interior de São Paulo. “Essas análises serviram para verificar a resistência do protótipo em suportar a carga de vôo”, explica o professor do curso de Engenharia Mecânica e coordenador do projeto Aerodesign da FEI, Reinaldo Rossetti.
As duas equipes da Classe Regular e a primeira da Classe Aberta que obtiverem melhor pontuação na SAE BRASIL AeroDesign 2008 terão o direito de representar o Brasil na SAE Aerodesign East Competition, em 2009, nos Estados Unidos.
A competição – Os aviões que participam da competição são enquadrados em duas categorias: Classe Regular e Classe Aberta. Na primeira, os aviões são monomotores, com cilindrada padronizada em 10 cc (10 cm3 ou 0,61in3). O regulamento impõe restrições geométricas que delimitam as dimensões máximas das aeronaves, que devem ser capazes de decolar em uma distância máxima delimitada, de 30,5m ou 61m, conforme o desafio escolhido pela equipe. Já a Classe Aberta não impõe restrições geométricas às aeronaves ou ao número de motores instalados, desde que a soma das cilindradas dos motores não ultrapasse 14,9 cc (ou 0,91 in3). Esta categoria aceita também estudantes de pós-graduação e restringe distância máxima de decolagem: 61m ao projeto.
Autor: Assessoria de imprensa