Nos últimos cinco anos, houve aumento de 20% na taxa de motorização das maiores cidades brasileiras

Nas maiores cidades brasileiras – aquelas com mais de 60 mil habitantes – a taxa de motorização (quantidade de veículos por mil habitantes) passou de 171 veículos/mil habitantes em 2003 para 206 veículos/mil habitantes em 2007, representando um aumento de 20%. 

O informação foi obtida com base em dados constantes do Relatório Comparativo 2003/2007, emitido pelo Sistema de Informações da Mobilidade Urbana, da ANTP. Cresce emissão de poluentes. Outra info rmação presente no Relatório é que, nessas cidades de maior porte, a quantidade total de poluentes emitidos por habitante por ano apresentou um aumento de 2,3% no período compreendido entre 2003 e 2007. 

Apesar de ter havido redução de 8% na emissão de poluentes locais, em função dos programas de redução de poluente dos veículos (Proconv e Promot), a emissão de poluentes de efeito estufa aumentou em 3%, em função do aumento do uso de modos individuais de transporte e do conseqüente aumento no consumo de combustíveis. Outras informações. 

Acessível por meio do Portal da ANTP, o Sistema de Informações da Mobilidade Urbana agrega mais de 150 dados básicos, obtidos por meio de questionários enviados pela ANTP e preenchidos pelos responsáveis do transporte e trânsito municipais e metropolitanos.

 Os dados se referem aos ônibus municipais e metropolitanos, sistemas metroferroviários, trânsito e mobilidade urbana. Consulta ou download. Estão disponíveis no Portal da ANTP (www.antp.org.br), para consulta e para download os dois mais recentes relatórios do Sistema de Informações da Mobilidade Urbana. 

Uma vez no Portal da ANTP, buscar, no menu da coluna da esquerda, o link denominado Sistema de Informações em que os dados podem ser consultados.

Autor: Mobilidade Urbana