O etanol produzido em Rio Preto e região terá mais um meio de transporte a partir de março de 2009, quando começa a próxima safra. A América Latina Logística (ALL) e quatro grupos produtores estão investindo na construção de um posto coletor de combustível.
O posto será instalado na estação ferroviária da ALL, em Rio Preto, e vai receber parte do etanol da região. O combustível captado será entregue na refinaria de Paulínia em vagões-tanque. A operação por ferrovia vai baratear entre 20% e 30% o custo do transporte para os usineiros, segundo previsão da ALL.
O posto coletor de Rio Preto terá capacidade para armazenar 60 milhões de litros. É um dos 11 pontos concentradores que começam a ser distribuídos nas principais regiões produtoras de São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Investimento
O investimento de R$ 107 milhões vai gerar 60 empregos diretos em Rio Preto.
Serão trocados 91 mil dormentes e mais 105 quilômetros de trilhos nos trechos entre Silvania e Taquaritinga, Rio Preto e Votuporanga. Eles são mais robustos e têm maior capacidade de carga. A expectativa é de que a ferrovia movimente 1 milhão de metros cúbicos de etanol em 2009 e chegue a 2 milhões em 2010.
Autor: DCI