Quem optou por carro ou ônibus para cumprir o percurso, ontem, no trecho entre a praça General Gentil Falcão, no bairro do Brooklin, e a prefeitura, no centro, demorou 1h15 a mais que aqueles que foram de bicicleta. A largada foi às 18h22. A “magrela” venceu também com larga vantagem a motocicleta, que chegou 28 minutos depois das bicicletas.
A constatação foi feita no Desafio Intermodal, que faz parte das atividades relacionadas ao “Dia sem Carro” e ocorreu pela terceira vez em São Paulo. O evento tem apoio da prefeitura.
Com o tempo de 36 minutos, os ciclistas Márcio Campos, 41, e Marcelo Mig, 50, completaram o trajeto passando por ruas mais tranqüilas. De moto, o percurso foi feito em 64 minutos. O participante que optou pela dupla ônibus/metrô teve que se contentar com o último lugar, com de 2h40.
Segundo os participantes, o congestionamento entre a av. Luís Carlos Berrini e a av. Santo Amaro fez com que o tempo médio em 2008 fosse superior ao de 2007 para quem optou por carro ou ônibus. Em 2007, o carro chegou à prefeitura em 48 minutos e, neste ano, em 1h51.
“É importante mostrar para as pessoas que há alternativas ao carro”, diz Ana Paula Neumann, motorista participante.
Autor: Folha de S.Paulo