O projeto de revisão da norma NBR 8800:2008 – Projeto de Estrutura de Aço e de Estrutura Mista de Aço e Concreto de Edificações foi aprovado no dia 11 de julho pela Comissão de Estudos de Estruturas de Aço. O documento, que está sofrendo ajustes após a reunião e já passou por consulta pública, deverá ser publicado dentro de três meses.
O engenheiro Ricardo Hallal Fakury, secretário da Comissão de Estudos e professor da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) destaca que a revisão da norma de 1986 (NBR 8800:1986 – Projeto e Execução de Estruturas de Aço de Edifícios) eliminou questões relacionadas à execução de estruturas. “Esse assunto é amplo e deve constituir uma norma própria. A futura ABNT NBR 8800 passará a ser uma norma exclusivamente de projeto de estruturas”, diz.
O engenheiro aponta como outra grande modificação na norma a inclusão de elementos estruturais mistos de aço e concreto (pilares, lajes e ligações mistas). “Essas duas mudanças se refletiram diretamente no seu próprio título, que passa a ser Projeto de Estruturas de Aço e de Estruturas Mistas de Aço e Concreto de Edifícios”, afirma.
Os procedimentos de cálculo (análise estrutural, dimensionamento de barras de aço, ligações metálicas) também foram atualizados. “Utilizava-se curvas múltiplas de resistência para barras axialmente comprimidas, que foram substituídas por uma curva única”, exemplifica Fakury. A durabilidade e a estética das estruturas de aço também será abordada por meio de anexo, que trata da questão da proteção à corrosão atmosférica da liga metálica.
A NBR 8800:2008 também estará integrada à NBR 14323:1999 – Dimensionamento de Estruturas de Aço de Edifícios em Situação de Incêndio. “Os critérios de segurança contra fogo é estabelecida por essa norma, que está em processo de revisão para se atualizar e compatibilizar com a futura NBR 8800”, explica Fakury.
O professor considera que, se bem empregada, a nova norma poderá auxiliar na redução dos custos das obras. “A NBR 8800 esclarece o uso de procedimentos de cálculo mais modernos e permitirá a execução de estruturas de aço e mistas de aço e concreto mais consistentes com seu comportamento real”, diz. “Assim, algumas peças poderão ficar mais leves e com menor custo e outras, mais pesadas e caras”, finaliza.
Autor: PINIWeb