A Intel planeja estabelecer uma nova companhia chamada SpectraWatt para desenvolver tecnologia para energia solar e produzir células solares, afirmou a companhia nesta segunda-feira (16/06).
A Intel transferirá toda a tecnologia relacionada à conversão de energia solar para a nova companhia e liderará um novo investimento.
A fabricante se juntará a outras companhias, como uma subsidiária do Goldman Sachs Group Solon e o PCG Clean Energy and Technology Fund, para investir 50 milhões de dólares na nova empresa, em ação marcada para o final de junho.
A SpectraWatt foi iniciada em um centro de desenvolvimento e fabricação de tecnologia no Oregon no ano passado, e seus primeiros produtos deverão ser lançados até o meio do ano.
A nova companhia se focará em tecnologias avançadas de células solares assim como sofisticar os atuais processos de fabricação de energia fotovoltáica.
Atualmente, o custo de obtenção da energia solar é o dobro da eletricidade convencional, afirmou a Intel. Reduzir o custo de energia solar deve garantir que o crescimento anual da indústria entre 30% e 40% continue, de acordo com a fabricante.
O novo CEO da SpectraWatt será Andrew Wilson, antigo diretor geral do grupo de Novos Negócios da Intel.
Autor: IDG News Service